Regina Duarte criticou abertamente a decisão da TV Globo de reeditar sucessos do passado
Por Por Flavia Cirino - Ofuxico
14 de Julho de 2025 às 09:38
Ao participar do canal de Catia Fonseca no YouTube, Regina Duarte criticou abertamente a decisão da TV Globo de reeditar sucessos do passado.
Desse modo, a atriz se mostrou incomodada com o atual remake de “Vale Tudo”, novela que protagonizou entre 1988 e 1989. De acordo com ela, refazer histórias consagradas representa uma deslealdade com os artistas que marcaram época.
Questionada sobre a onda de remakes que tomou conta da emissora, Regina avaliou que tramas pouco expressivas poderiam ser revisitadas. Entretanto, ela deixou claro que regravar novelas de grande audiência desrespeita o trabalho original.
“Você tá falando remake, quer dizer o quê? Uma coisa que fez sucesso lá trás tá sendo refeita agora. Eu acho uma traição aos atores”, disparou, primeiramente.
Em seguida, justificou o incômodo: “Uma coisa que não deu muito certo, que foi mais ou menos, ok. Quer refazer e aprimorar? Mas uma coisa que foi bem feita, bem recebida, 100% de audiência, ah gente!”.
Ainda na conversa, comemorou a possibilidade de rever os antigos folhetins por meio de plataformas digitais: “Hoje, você entra lá e pode ver cenas dessa novela que tá sendo refeita agora… Eu acho um privilégio viver num mundo em que o que eu fiz há 20 anos atrás tá disponível hoje”.
Regina Duarte impõe condição para voltar a atuar na Globo
Mesmo com críticas à emissora, Regina Duarte afirmou que não descartaria um retorno às novelas. No entanto, impôs uma condição: só aceitaria atuar novamente se fosse em uma nova produção escrita por Manoel Carlos.
A atriz, aliás, interpretou três das célebres Helenas do autor: “História de Amor”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”. Ao recordar os trabalhos com Maneco, como é conhecido, declarou: “Olha, com Maneco eu faria qualquer coisa. Se fosse o Maneco, com quem eu fiz três Helenas, fiz outras coisas também, eu não pestanejo. Maneco tem um entendimento do ser humano que é muito raro”.
Manoel Carlos, atualmente com 92 anos, está afastado da televisão por questões de saúde. Diagnosticado com Parkinson, ele vive recluso desde sua aposentadoria.
Simpatizante
Distante das novelas, Regina assumiu o cargo de secretária especial da Cultura entre março e junho de 2020. Ela revelou o que motivou sua entrada no governo federal.
“Era o Ex presidente me chamando, um homem que eu admirava e continuo admirando”, afirmou. Durante o curto período no cargo, tentou levar outros artistas para a pasta, mas recebeu recusa: “Nenhum amigo quis. Eram pessoas que eu achava que podiam contribuir comigo”, lamentou em seguida.
Apesar das dificuldades, definiu a experiência como enriquecedora. Ao comentar sobre os bastidores de Brasília, contou:
“Foi importante para a minha vida ver como funciona o jogo político, o chamado ‘chão de plenário’. Quando você tem talento, eles te elogiam assim: ‘Você devia se candidatar’”.