Calçadão de Rio Preto terá roda gigante de 22m e Casa do Papai Noel
Evento promovido pelos lojistas do calçadão vai transformar o centro em um parque natalino com atrações, luzes, ações solidárias e horário estendido de compras
Por Danielle MOLNAR - DHoje Interior
04 de Novembro de 2025 às 09:39
Evento promovido pelos lojistas do calçadão vai transformar o centro em um parque natalino com atrações, luzes, ações solidárias e horário estendido de compras
O tradicional calçadão de Rio Preto vai se transformar neste fim de ano em um grande parque temático natalino. O projeto Natal Luz Rio Preto, organizado pela Associação Viva o Centro, que reúne lojistas do calçadão, promete encantar moradores e visitantes com uma série de atrações inéditas, entre elas, uma roda gigante de 22 metros de altura e uma árvore de Natal digital e musical do mesmo tamanho, o equivalente a um prédio de sete andares.
Segundo o presidente da Associação Viva o Centro, Agnaldo Roberto Pedroni, a ideia começou modesta, mas cresceu rapidamente. “O projeto nasceu com a proposta de trazer uma roda gigante, mas tomou uma proporção tão grande que hoje estamos falando de um megaparque na Praça Dom José Marcondes”, contou.
O parque será montado em frente ao Correio e terá, além da roda gigante iluminada, mini montanha-russa, painel digital de 4 metros quadrados e outros brinquedos para as crianças. Já a Praça Rui Barbosa também ganhará atrações especiais, incluindo a Casa do Papai Noel, um presépio e um túnel de luz de 10 metros, que levará os visitantes até a casa do bom velhinho.
A abertura oficial do Natal Luz está marcada para 5 de dezembro, com um gesto solidário: nesse dia, quem quiser aproveitar as atrações do parque de diversões poderá fazê-lo de forma gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, administrado pela primeira-dama do município, Josiane Cândido, para a montagem de cestas básicas destinadas a famílias carentes.
Além do caráter social, o projeto também busca revitalizar o centro comercial da cidade, atraindo famílias e turistas. “Queremos trazer as pessoas de volta para o centro, como acontece em cidades vizinhas que têm natais encantadores e atraem visitantes de toda a região. Rio Preto merece isso”, afirmou Agnaldo.
Outra ação especial será a campanha de adoção de cartinhas de Natal, escritas por crianças em situação de vulnerabilidade. Os pedidos serão adotados por lojistas e voluntários, e os presentes entregues pelo próprio Papai Noel, diretamente na Casa do Papai Noel. Segundo Agnaldo, no momento já há cerca de 100 cartinhas adotadas por lojistas.
Entre as duas praças, o público encontrará uma área gastronômica com food trucks, oferecendo desde espetinhos e lanches artesanais até doces e bebidas. “Vai ter de tudo. O pai pode relaxar, a mãe aproveitar as compras e as crianças se divertirem. É um evento para toda a família”, disse Agnaldo.
Durante o período natalino — de 5 a 23 de dezembro —, o comércio do centro funcionará com horário estendido até as 22h, aos sábados até as 18h e aos domingos até as 15h. No dia 24, véspera de Natal, as lojas abrem até as 18h.
Encerrando, o presidente da Viva o Centro garante que esta é apenas a primeira edição de um projeto que veio para ficar. “Esse Natal começou pequeno e ficou grande. Em 2026, podem se preparar, porque será ainda melhor”, adiantou Agnaldo.