Leonardo DiCaprio faz apelo urgente pela Amazônia antes da COP-30
Atenção global para a COP‑30 e a situação da Amazônia
Por Flavia Cirino - Ofuxico
05 de Novembro de 2025 às 09:58
O ator Leonardo DiCaprio publicou na terça-feira, 4 de novembro, um vídeo nas redes sociais, no qual ele convoca atenção global para a COP‑30 e a situação da Amazônia.
Ele destacou a seguinte legenda, com um chamado bem direto: “O Brasil abriga 60% da Amazônia – os pulmões da Terra e um dos sistemas de suporte à vida mais vitais do nosso planeta. No entanto, ela está em perigo.”
No registro em vídeo, DiCaprio inicia: “A partir desta semana, líderes mundiais se reunirão em Belém, Brasil, para a COP-30, a primeira cúpula global do clima realizada na floresta amazônica. Nas últimas quatro décadas, a agropecuária (pastagens e culturas para alimentação animal) foi responsável por 95% do desmatamento na Amazônia brasileira”.
Ele então ressaltou em seguida: “Globalmente, a agropecuária e as indústrias extrativistas, como a mineração e a exploração de petróleo, causaram a destruição de centenas de milhões de hectares de ecossistemas insubstituíveis.”
Foco indígena e financiamento ambiental
Além disso, Leonardo DiCaprio ressaltou o papel dos povos indígenas. “Nos mostraram que a proteção da natureza é a nossa solução mais poderosa para as crises climáticas, de biodiversidade e de bem-estar humano”.
Ele citou sua fundação, Re:wild, que faz parte do Desafio de Proteção do Planeta. “Se comprometerá a destinar mais US$ 500 milhões para o esforço do Grupo de Financiadores de Titulação de Terras Florestais. A fim de ajudar os povos indígenas e as comunidades locais a protegerem suas terras ancestrais.”
Além disso, o artista também se comprometeu a pressionar os líderes que participarão da COP-30 a garantirem recursos a guardiões da natureza. Isso por meio de mecanismos como o Tropical Forest Alliance e o Rainforest Trust.
Ele fez o apelo: “Nossos líderes mundiais na COP-30 também devem garantir aos guardiões mais eficazes da natureza os recursos necessários…”