Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Missa oficializa criação da Arquidiocese de Rio Preto, primeira do mundo criada pelo papa Leão XIV: 'Missão maior', diz arcebispo
Missa oficializa criação da Arquidiocese de Rio Preto, primeira do mundo criada pelo papa Leão XIV: 'Missão maior', diz arcebispo
Celebração ocorreu às 10h nesta quarta-feira (9), na Catedral de São José, em São José do Rio Preto (SP). Missa solene marcou a leitura do decreto emitido pelo Vaticano que confirma o ato do papa Leão XIV.
Por Por Marianne Santana*, g1 Rio Preto e Araçatuba
10 de Julho de 2025 às 09:00
A missa solene que oficializa a instalação da Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP) foi realizada nesta quarta-feira (9), às 10h, na Catedral de São José. A celebração marca a leitura do decreto emitido pelo Vaticano que confirma o ato do papa Leão XIV, que fez da diocese paulista a primeira arquidiocese criada em todo o mundo desde o início de seu pontificado, em maio de 2025.
A solenidade contou com a presença de fiéis, autoridades eclesiásticas e representantes das quatro dioceses que passam a integrar a nova Província Eclesiástica de São José do Rio Preto: Barretos (SP), Catanduva (SP), Jales (SP) e Votuporanga (SP).
Também estiveram presentes os cardeais Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro(RJ) e ex-bispo de Rio Preto, além de Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e também ex-bispo local.
Na celebração, foi feita a posse de Dom Antônio Emidio Vilar como o primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese.
Ainda foram apresentados os brasões da nova arquidiocese e do arcebispo, elevadas às imagens dos padroeiros das dioceses sufragâneas, e foi realizada uma apresentação musical da Banda do Serviço Social São Judas Tadeu na acolhida aos fiéis.
⛪ Primeira arquidiocese criada por Leão XIV
A decisão do papa Leão XIV, oficializada em 22 de maio, elevou a então Diocese de Rio Preto ao título de arquidiocese. Segundo a Santa Sé, esse foi o primeiro ato de criação de uma arquidiocese feito pelo novo pontífice, poucos dias após o início de seu ministério, tornando Rio Preto uma referência simbólica para a Igreja Católica neste novo ciclo.
"A nossa arquidiocese tem as digitais de dois papas: Francisco, que conduziu o processo, e Leão XIV, que o concluiu", explicou Dom Vilar em entrevista ao g1. "É um sinal de que a Igreja segue seu caminho mesmo em um momento de transição", pontua.
De acordo com o arcebispo, a elevação da arquidiocese é mais do que um reconhecimento. "É uma responsabilidade, uma missão maior. Não é prêmio, é chamado ao serviço", afirma.
Dom Vilar também destacou a postura de diálogo da nova província, que permitirá ações pastorais mais articuladas entre dioceses com realidades semelhantes. "Seguiremos testemunhando a comunhão que já nos unia e, de forma ainda mais fraterna, atuando juntos em favor da evangelização", diz.
Recentemente, após a elevação a arquidiocese metropolitana, a Igreja Catedral de Rio Preto começou a ser revitalizada e terá uma cruz de 20 metros de altura.
Arquidiocese lotada durante missa de celebração em Rio Preto (SP) — Foto: Serviço de Comunicação/Divulgação