Andaló tem primeiro cruzamento com semáforo inteligente
11/04/2025
Por .
11 de Abril de 2025 às 09:24
A Secretaria de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto iniciou, nesta semana, a operação do primeiro cruzamento com sinalização semafórica inteligente, localizado no cruzamento da avenida Alberto Andaló com a rua Tiradentes / Avenida da Saudade. A novidade marca um passo importante na modernização do sistema viário da cidade, com foco em fluidez, eficiência e uso inteligente da tecnologia existente.
O novo sistema atua manualmente e de forma sincronizada, por meio de uma sequência lógica programada, que ajusta automaticamente o tempo de sinal verde para veículos quando não há pedestres solicitando travessia. Assim, elimina-se a ociosidade no tempo de espera do semáforo e aproveita-se esse tempo para melhorar o fluxo em uma das principais vias da cidade.
“Nossos engenheiros realizaram estudos estatísticos em que foi constatado que a travessia de pedestres durante todo o dia corresponde a apenas 5% dos ciclos. Ou seja, com a passagem acionada sob demanda, melhoramos o fluxo de veículos em toda a região”, comenta o secretário Major Pinha.
A tecnologia entra em ação quando o pedestre pressiona um botão no cruzamento. Nesse momento, o sistema adapta o tempo de travessia conforme a demanda. Na ausência de pedestres, o sistema adiciona até 12 segundos de sinal verde nos dois sentidos da avenida, reduzindo o tempo de espera no sinal vermelho também em 12 segundos, uma diferença de 24 segundos no escoamento do trânsito.
A escolha do cruzamento da Andaló com a av. da Saudade se deu por ser um ponto de gargalo no tráfego, causado principalmente pela conversão à esquerda vinda da Av. Philadelho Manoel Gouveia Neto. A readequação do tempo semafórico busca amenizar esse problema.
O projeto foi desenvolvido pelos engenheiros do Departamento de Engenharia de Tráfego, que utilizaram a tecnologia já disponível no município, sem custos adicionais, e atende a meta do governo de modernizar o sistema semafórico da cidade.
A secretaria ainda instalou sinalização de pedestres no canteiro central da avenida, utilizando material de estoque. Desde a criação dos corredores de ônibus em gestões anteriores, não havia a devida sinalização para travessias.
A administração atual também busca recursos para estender essa tecnologia a outros trechos da Alberto Andaló, assim como para outras importantes vias da cidade, como as avenidas Bady Bassitt e Murchid Homsi. No entanto, cada local apresenta desafios específicos, como falta de infraestrutura adequada, controladores antigos, ou tubulações obstruídas. Cruzamentos isolados também estão no plano de modernização.
A cidade já possui material para implantar mais de 30 cruzamentos inteligentes, com tempo de sinal verde adaptado ao fluxo de veículos. A secretaria está em fase de contratação de empresa especializada para instalação de antenas de detecção veicular no solo.