Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Com novas ambulâncias, Rio Preto zera fila de espera por transferências em UPAs
Com novas ambulâncias, Rio Preto zera fila de espera por transferências em UPAs
15/04/2025
Por .
15 de Abril de 2025 às 09:22
A fila de espera por transferências de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para hospitais foi zerada em Rio Preto no último fim de semana, graças à entrada em operação das novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). É o que afirma a Secretaria da Saúde. O feito marca um avanço significativo na agilidade e eficiência do atendimento prestado à população, após anos de sobrecarga e dificuldades logísticas causadas pela frota sucateada.
O município recebeu 10 novas ambulâncias, que começaram a circular de forma gradativa após sua chegada, em março. Dessas, nove já estão em operação. A última aguarda apenas a finalização do processo de emplacamento, que depende da liberação de documentação.
Rubem Bottas, secretário de saúde de Rio Preto
A renovação da frota tem garantido mais segurança, conforto e estabilidade no serviço. Os novos veículos estão em perfeitas condições mecânicas e contam com ar-condicionado, algo que não era garantido nos modelos antigos.
Para os profissionais do Samu e para os pacientes, a diferença já é perceptível. Segundo Rubem Bottas, secretário de saúde, a redução das paradas por manutenção e a disponibilidade de mais ambulâncias têm impactado diretamente na velocidade dos atendimentos.
Hoje, a média diária de chamados é de 108, somando unidades de suporte básico (USB) e avançado (USA). Com mais viaturas ativas, o município consegue atender com mais eficiência tanto casos de urgência quanto as transferências hospitalares, como a que foi zerada nas UPAs no fim de semana. Antes, era comum pacientes com vaga hospitalar aguardarem horas por um transporte, o que também gerava retenção nas unidades de pronto atendimento.
As ambulâncias de suporte básico estão sendo alocadas em pontos descentralizados da cidade, uma estratégia adotada para melhorar o tempo de resposta e a cobertura dos atendimentos em todas as regiões do município. Já as unidades de suporte avançado são responsáveis por atender também os 20 municípios da região assistidos pelo Samu de Rio Preto, como Mirassol, José Bonifácio, Monte Aprazível, Cedral e Tanabi.
A entrega das ambulâncias é resultado de articulação política. Inicialmente, apenas duas unidades seriam enviadas pelo governo federal para o município. No entanto, em janeiro deste ano, o prefeito coronel Fábio Rogério Cândido e o secretário de Saúde foram até Brasília e apresentaram à então ministra da Saúde, Nísia Trindade, o estado crítico da frota local.
O apelo sensibilizou o ministério, que aumentou o repasse para dez unidades. Enquanto Rio Preto recebeu 10 ambulâncias, cidades de porte semelhante receberam uma ou duas. A capital, São Paulo, foi contemplada com 17.
Além da renovação da frota, a Prefeitura trabalha na revisão do convênio com o Corpo de Bombeiros, responsável por parte do efetivo do Samu por meio da atividade delegada. O novo acordo prevê aumento no número de profissionais e na verba destinada à operação, reforçando ainda mais a capacidade de atendimento.