Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Empreendedores apostam em inovação para impulsionar venda de ovos de Páscoa
Empreendedores apostam em inovação para impulsionar venda de ovos de Páscoa
16/04/2025
Por .
16 de Abril de 2025 às 09:30
A Páscoa é muito aguardada no calendário cristão em todo o Brasil. A data celebra a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após a crucificação. Mas a expectativa pela data não é exclusividade dos religiosos, mesmo com um aumento no preço do cacau, os empreendedores apostam em inovação e brinquedos surpresas, na esperança de alavancar as vendas de ovos de chocolate.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), a Páscoa representa uma das épocas mais importantes do ano para o setor, mesmo com um aumento de 9,52% no preço do produto em relação ao ano passado, a projeção para 2025 é de mais de 800 itens diferentes lançados no mercado.
Com embalagens criativas, personagens e brindes, marcas e pequenos fabricantes buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
“A Páscoa é um dos períodos mais importantes para o varejo de chocolates, e na Cacau Show não é diferente. Observamos um aumento expressivo nas vendas, especialmente nos ovos de Páscoa tradicionais e nos produtos temáticos, como os ovos recheados e outros sabores premium como o Pistache. Além disso, há uma grande procura por opções diferenciadas, como kits de presente e edições limitadas de ovos, como é o caso do Harry Potter, Snoopy e Meninas Superpoderosas”, disse José Afonso, proprietário da rede de lojas da Cacau Show em Rio Preto.
Ana Julia Pinto Neto, que há mais de três ano trabalha com a produção artesanal de ovos de Páscoa, sentiu o impacto nas vendas, mas ainda acredita que a qualidade e a personalização dos produtos pode garantir um bom resultado.
“A Páscoa sempre é a época mais esperada para as confeiteiras e também uma ótima oportunidade de lucro para quem gosta de uma renda extra. Faço em média 200 ovos de Páscoa por ano, a margem de lucro já chegou a 400%, contudo, com o aumento significativo do chocolate em 2025, o lucro não passou de 120%”, disse.
“Neste ano lancei um cardápio infantil muito diferente, nenhuma confeiteira que conheço fez os mesmos produtos. Lancei o ovo de páscoa Carmed, que vem com um batom Carmed e bombons recheados no meio; ovo Stitch com caneca personalizada para pintar e giz de cera e, o sucesso de vendas foi o ovo trufado de recheio Fini”, acrescenta.
O comportamento do consumidor tem influenciado as estratégias adotadas pelas empresas. “Nos últimos anos, notamos uma mudança significativa no perfil do consumidor. Além dos chocolates ao leite e branco, que sempre foram clássicos, há uma demanda crescente por sabores mais ousados, como chocolate 70% cacau, combinações salgado-doce (Caramelo com sal) e até opções com ingredientes funcionais. Outra tendência é a busca por produtos com embalagens sustentáveis e opções que atendam a restrições alimentares, como zero lactose e veganos”, explica José Afonso.
Para a confeiteira Ana Júlia a mudança também é clara. “Os consumidores cada vez mais procuram produtos de qualidade, mesmo que o valor do ovo ultrapasse uma média de ovos de Páscoa! Trabalhar com chocolate nobre é sempre um diferencial. Os ovos trufados e de colher são sempre os mais pedidos”, finaliza.