Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Após transplante de medula, jovem de Bady Bassitt (SP) faz apelo por doação de sangue
Após transplante de medula, jovem de Bady Bassitt (SP) faz apelo por doação de sangue
Doação de sangue no Hemocentro de São José do Rio Preto
Por Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Bady Bassitt
01 de Julho de 2025 às 09:40
Depois de passar por um transplante de medula óssea, o jovem Luiz Henrique Pereira, de 20 anos, morador de Bady Bassitt (SP), está promovendo uma campanha de doação de sangue no Hemocentro de São José do Rio Preto. Em um depoimento emocionante enviado à Gazeta do Interior, ele faz um apelo à população para que ajude não só a ele, mas também outras pessoas em tratamento.
“Você que tem o sangue bom, que não tem doença, não tem colesterol, diabetes, não fez tatuagem nos últimos dias... você pode doar”, disse Luiz. O rapaz explica que seu tipo sanguíneo é O positivo, que só pode doar para o mesmo tipo e só recebe dele. “Se seu sangue for o meu, e você vier doar pra mim, vai literalmente cair na minha veia. Tô com um cateter”, mostrou no vídeo.
Luiz está internado no Hospital de Base de Rio Preto e passou por momentos delicados. Chegou a ter apenas dois de hemoglobina no sangue – quando o mínimo ideal seria 18. “Tava muito mal, muito fraco. Hoje eu já tô com oito, tô melhor, bem melhor. Mas ainda preciso da ajuda de vocês. Meu pai era meu doador, porém, ele precisa esperar 7 anos para poder voltar a doar”, agradece.
Quatro anos de luta contra o câncer A história de Luiz Henrique começou ainda na adolescência, quando morava em Potirendaba. Aos 16 anos, após cair durante uma partida de futebol, foi levado ao HB de Rio Preto com fortes dores na coluna. Após exames e investigação médica, veio o diagnóstico: linfoma, um tipo de câncer do sangue que afeta o sistema linfático.
Desde então, ele enfrenta sessões de quimioterapia, internações e o recente transplante de medula, que foi feito com a doação do próprio pai. Sem poder trabalhar como barbeiro, profissão que exerce desde jovem, Luiz contou com a solidariedade de familiares e amigos, que chegaram a realizar rifas para ajudá-lo financeiramente — uma delas divulgada pela Gazeta no ano passado.
Como doar
As doações devem ser feitas diretamente no Hemocentro de Rio Preto, com a indicação do nome Luiz Henrique Pereira no momento da doação. Pessoas com qualquer tipo sanguíneo podem contribuir.
Requisitos para doação:
Estar em boas condições de saúde Ter entre 16 e 69 anos Pesar mais de 50 kg Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses Estar alimentado e descansado Apresentar documento com foto
Luiz finaliza o apelo com uma mensagem de gratidão: “Quem puder tá ajudando, tamo junto. É uma corrente de vida. Cada gota conta.”