William Bonner estreia no Globo Repórter em fevereiro
A TV Globo definiu os primeiros passos de William Bonner após sua saída do Jornal Nacional
Por Luigi Civalli - Ofuxico
04 de Setembro de 2025 às 11:06
A TV Globo definiu os primeiros passos de William Bonner após sua saída do Jornal Nacional. O jornalista estreia no comando do Globo Repórter no dia 20 de fevereiro, em uma edição especial gravada em Nova York. As reportagens do programa ficarão a cargo de Nilson Klava, correspondente internacional da emissora.
Saída após quase três décadas
Bonner deixou a bancada do Jornal Nacional depois de 29 anos. Ele assumiu o telejornal em 1996 e também atuou como editor-chefe durante grande parte do período. Com sua saída, Cristiana Sousa Cruz, que exercia a função de editora-chefe adjunta, passa a liderar a equipe. César Tralli assume a bancada a partir de 3 de novembro.
Um novo ritmo de trabalho
Em comunicado divulgado pela Globo, Bonner lembrou que manifestou o desejo de deixar o JN há cinco anos, mas que a transição exigiu tempo e planejamento.
“Foram cinco anos, desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades”, explicou.
O jornalista também comentou sobre a importância da mudança. “São 29 anos e quatro meses de JN. Exatos 26 anos como chefe da equipe de editores, comandando reuniões, avaliando pautas, planejando edições, apresentando as notícias a milhões. Nesse período, tornei-me pai, vi minhas crianças acharem que se tornaram adultos”, disse.
Realização pessoal
Bonner reforçou o significado dessa nova fase. “Mudaram de endereço, até de país. Ser recebido pelo Globo Repórter me deixa honrado e gratíssimo. Todos os meus amigos me ouviram falar do sonho de integrar essa equipe quando pudesse deixar o JN. De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos”, afirmou.