Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Polícia Civil desmonta esquema milionário de fraudes com agrotóxicos em Rio Preto (SP)
Imagem: Divulgação Polícia Civil
Polícia Civil desmonta esquema milionário de fraudes com agrotóxicos em Rio Preto (SP)
Operação “Agrofraude”
Por Redação
24 de Outubro de 2025 às 09:35
A Polícia Civil realizou na manhã desta sexta-feira (24/10/2025) a operação “Agrofraude”, que desmantelou um grande esquema criminoso de comercialização irregular de agrotóxicos, estruturado com base em fraudes fiscais e lavagem de dinheiro. A investigação, conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG/Deic), teve início há seis meses e resultou no cumprimento de nove mandados judiciais em São José do Rio Preto (SP).
Segundo os policiais, as investigações começaram em abril, após buscas em um escritório de vendas online e dois barracões na zona leste da cidade, onde foram constatadas diversas irregularidades, incluindo crimes ambientais. Os imóveis foram interditados e os CNPJs das empresas investigadas, suspensos.
Durante a análise das movimentações financeiras, os investigadores descobriram o uso de empresas de fachada registradas em nome de “laranjas”, entre eles um azulejista e uma atendente de lanchonete, usados para ocultar os verdadeiros responsáveis, dois irmãos apontados como líderes do grupo.
Um contador também fazia parte da organização, sendo o responsável por abrir empresas fraudulentas, subfaturar balanços fiscais e viabilizar as manobras contábeis que sustentavam o esquema. A Justiça determinou a indisponibilidade dos bens dos investigados e o bloqueio das contas bancárias ligadas ao grupo.
Durante a operação, foram apreendidos veículos, computadores e outros dispositivos eletrônicos que auxiliarão na continuidade das investigações. A ação realizou buscas nos Condomínio Mais Parque, Condomínio Alta Vista, Condomínio Rios de Itália, Jardim Vila Flora, Jardim Jandira, Residencial Fraternidade, São Francisco, São Judas Tadeu e Residencial das Américas.