Novo delegado da PF em Rio Preto diz que combate ao tráfico é prioridade
Delegacia de Polícia Federal em Rio Preto tem um novo comando
Por Danielle MOLNAR - DHoje Interior
06 de Novembro de 2025 às 09:19
A Delegacia de Polícia Federal em Rio Preto tem um novo comando, o delegado Alexandre Manoel Gonçalves. Para ele, o combate ao tráfico de drogas é uma prioridade.
“Vamos tentar desempenhar os esforços cada vez mais para conseguir aprofundar nesse e em outros temas que são urgentes. O maior desafio é coordenar o trabalho interno e também com outras unidades do estado e de fora dele. Isso demanda muita energia, mas essa união de esforços resulta em bons resultados”, afirmou.
Ele destacou que outro desafio será combater o crime cibernético, que vem se tornando cada vez mais sofisticado.
"Recentemente deflagramos uma operação de vulto que repercutiu no Estado todo”, declarou.
O novo chefe também ressaltou a importância da integração entre forças de segurança, destacando a participação da PF em programas como o Smart Rio Preto, que promove o compartilhamento de informações entre diferentes órgãos.
“Aqui nós temos essa tradição de coordenação entre diferentes áreas e forças de segurança. A ideia é aprofundar isso, com apoio da Superintendência em São Paulo, para fortalecer a troca de informações e o trabalho em conjunto”, disse.
O superintendente regional da PF em São Paulo, delegado Rodrigo Sanfurgo, parabenizou o novo chefe e enfatizou o papel da unidade de Rio Preto na estrutura da Polícia Federal.
“O efetivo que temos trabalha muito bem, com dedicação e profissionalismo. É claro que sonhamos com o aumento de pessoal, e há concurso em andamento para reforçar os quadros. Mas o mais importante é que a PF continua atuando com excelência”, afirmou.
Sobre o Smart Rio Preto, Sanfurgo reforçou que o projeto é um exemplo de cooperação entre diferentes instituições.
“A segurança pública não se faz sozinha. É fundamental trabalhar junto com prefeituras, estados e demais forças de segurança. Essa integração é muito importante e deve continuar sendo fortalecida”, completou.
CERIMÔNIA
O delegado Alexandre assumiu oficialmente a chefia da unidade nesta quarta-feira, 5, em cerimônia realizada no auditório da 22ª Subseção da OAB de Rio Preto. Ele substitui o delegado Gustavo Andrade de Carvalho Gomes, que foi designado para nova função na Polícia Federal em Brasília (DF).
Natural de São Paulo, Alexandre tem 49 anos e integra os quadros da Polícia Federal desde 2006. Formado em Direito e mestre em Direito Econômico, o novo chefe já atuou em diversas unidades da PF pelo país, incluindo Uruguaiana (RS), São Paulo, Ribeirão Preto e Jales.
Agora, assume o comando da delegacia rio-pretense, que tem sob sua circunscrição 67 municípios da região, com uma população estimada em mais de um milhão de habitantes.
A posse foi conduzida pelo superintendente regional da Polícia Federal em São Paulo, delegado Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, e contou com a presença de autoridades dos três poderes, representantes de forças de segurança, membros da OAB e servidores da instituição.