Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Patrulha Maria da Penha completa cinco anos com mais de 17 mil visitas realizadas
Patrulha Maria da Penha completa cinco anos com mais de 17 mil visitas realizadas
13/03/2025
Por .
13 de Março de 2025 às 09:48
A Patrulha Maria da Penha, programa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Preto, completou cinco anos de atuação no dia 9 de março. Criada para oferecer suporte e proteção a mulheres vítimas de violência doméstica, já acompanhou 6.091 mulheres e realizou 17.105 visitas ao longo desse período. Além disso, 440 agressores foram presos pelos agentes da GCM.
O efetivo da patrulha conta atualmente com 10 guardas civis municipais, selecionados por perfil e capacitados continuamente por meio de treinamentos e palestras específicas. Esse preparo é essencial para que possam lidar com os diversos tipos de situações que envolvem vítimas de violência doméstica e garantir a segurança dessas mulheres.
Os casos mais comuns atendidos pela patrulha envolvem descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, ameaças e agressões físicas. Para ajudar as vítimas a se protegerem, a orientação é sempre buscar auxílio imediato, registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e recorrer à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que agora funciona 24 horas por dia. Após a solicitação de uma medida protetiva, a vítima passa a ser acompanhada pela Patrulha Maria da Penha.
Além do contato emergencial pelo telefone 153 da GCM, as mulheres também podem utilizar o aplicativo "Mulher Segura", lançado no ano passado. Essa ferramenta digital permite que vítimas em situação de risco acionem rapidamente a guarda municipal para receber apoio imediato. Atualmente, cerca de 800 mulheres são acompanhadas periodicamente e podem acionar a GCM a qualquer momento pelos dois métodos. "A integração entre as forças de segurança e os órgãos de proteção é fundamental para garantir o suporte completo às vítimas", ressalta o subinspetor Luiz Augusto Neves, coordenador da Patrulha Maria da Penha.
MULHER NÃO SE CALE
A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial em parceria com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e o Consórcio RioPretrans lançará nesta quinta-feira, 13, a campanha "Mulher, Não se Cale". A iniciativa visa ampliar a rede de acolhimento e suporte às vítimas de violência doméstica.
Cartazes serão afixados em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e hotéis, além dos ônibus do transporte coletivo das linhas Circular Santa Luzia e Itamarati. "A ideia é informar sobre os serviços da Secretaria da Mulher e mostrar como uma mulher pode pedir ajuda em situações de emergência. Essas parcerias são fundamentais para reforçar a rede de enfrentamento", afirma a secretária Rosicler Quartieri. PALESTRAS E CAPACITAÇÃO
O Parque Tecnológico sediará, das 8h30 às 11h30, um evento voltado à capacitação de profissionais da segurança e membros da sociedade civil. A programação inclui duas palestras: o juiz Alceu Correa Júnior abordará as atualizações do Pacote Antifeminicídio, enquanto a promotora Heloísa Gaspar Martins Tavares discutirá a aplicação da Lei Maria da Penha e do Pacote Antifeminicídio no entendimento do Tribunal. Guardas civis municipais de toda a região foram convidados a participar.