'Breque dos aplicativos' interrompe paralisação até plenária geral
03/04/2025
Por .
03 de Abril de 2025 às 09:24
Segundo comunicado emitido pela liderança do 'breque dos aplicativos', a paralisação está suspensa até a plenária geral, que acontecerá na próxima quarta-feira, 9, cujo objetivo será avaliar os impactos do movimento, definir os próximos passos e fortalecer ainda mais a luta da categoria.
Apesar dos entregadores decidirem retomar ao trabalho, o comunicado ressalta que as orientações permanecem, o que inclui rejeitar corridas abaixo de R$ 7,00 (exceto para entregadores que utilizam bicicleta, que devem rejeitar pedidos acima de 3 km) e rejeitar pedidos agrupados, que fazem os profissionais rodam mais por menos.
O documento também ressalta que os profissionais devem participar das paralisações pontuais, que serão definidas pelo Comando e informadas nos canais de comunicação com até 24 horas de antecedência.
“Vamos à plenária, mas se por ventura não houver nenhum acordo, provavelmente faremos uma nova paralisação”, disse Roberto Ferreira Carriço, um dos líderes do movimento em Rio Preto.
Além disso, o comunicado agradece a todos os apoiadores, tanto por parte dos empresários, como as pequenas organizações, representantes da Prefeitura e secretarias e veículos de comunicação.
Para Carriço, é importante destacar que a paralisação pode retornar caso as mudanças não sejam ajustadas para melhorar para ambos os lados.
“Se as nossas pautas forem atendidas, voltaremos a trabalhar tranquilamente, mas se não formos ouvidos, iremos aderir a um novo breque e tentar avisar a todos com antecedência”, contou.
Um dos entregadores que também compõe a liderança, Diego Sant’Ana Bujato, ressaltou que o Ifood – principal aplicativo motivador da manifestação – funciona como uma vitrine, onde apenas expõe os produtos, mas não tem gastos com a mão- de-obra e nem responsabilidades com os entregadores.
“A empresa tem lucros exorbitantes e não valoriza os entregadores. Vamos aguardar e torcer para que as melhorias que exigimos sejam atendidas”, compartilhou.