Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→18.539 eleitores faltosos de Rio Preto ainda precisam regularizar o título eleitoral
18.539 eleitores faltosos de Rio Preto ainda precisam regularizar o título eleitoral
29/04/2025
Por .
29 de Abril de 2025 às 09:19
18.539 eleitores de Rio Preto que não votaram em três turnos consecutivos ainda precisam fazer a regularização do título até dia 19 de maio. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a maioria dos eleitores que se encontram nessa situação é homem - 10.009 pessoas, o equivalente a 53% do total. Já a faixa etária com maior percentual de faltosos é de 25 a 29 anos - 3.299, equivalente a 17% do total.
Caso o eleitor não regularize o título até a data limite, ele vai ter o documento cancelado automaticamente. Sem o título em dia, a pessoa fica impedida de, por exemplo, regularizar o CPF, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, emitir passaporte e tomar posse em cargo público, além de outros.
Para fazer a regularização é necessário pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno, a Justiça Eleitoral considerada cada turno de votação como uma eleição. O pagamento pode ser feito por meio do autoatendimento pelo aplicativo e-Título.
Falecimento
Nos casos de falecimento do eleitor, os cartórios eleitorais recebem as comunicações de óbito dos Cartórios do Registro Civil do estado por meio de sistema próprio, e por meio físico ou eletrônico, as comunicações de outras unidades da federação. Mas os parentes ou representantes de partidos políticos também podem solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral apresentando a certidão de óbito do eleitor. Com a informação, é feito o lançamento no cadastro nacional de eleitores e o título de eleitor passa à situação de cancelado por falecimento.