Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Feriados prolongados derrubam estoque e Hemocentro de Rio Preto pede doações
Feriados prolongados derrubam estoque e Hemocentro de Rio Preto pede doações
08/05/2025
Por .
08 de Maio de 2025 às 09:12
A crise no estoque de sangue do Hemocentro de Rio Preto e Catanduva segue preocupante. De acordo com Guilherme Vila Real, coordenador de captação de sangue, a situação piorou após os feriados prolongados, e o estoque permanece em um nível crítico, especialmente para os tipos O+, O- e A-.
“Tivemos apenas 80 doações no dia do Trabalhador, o que é muito abaixo do ideal. Nos feriados anteriores, como a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes, também registramos baixa adesão, com apenas 50 doações em cada data. Esses números ficaram muito abaixo da média esperada normalmente, aos sábados, chegamos a receber entre 120 e 140 doações”, disse Guilherme Vila Real.
A escassez de sangue compromete o atendimento de 40 hospitais locais, incluindo a Santa Casa e o Hospital São Domingos, em Catanduva, que atendem uma grande quantidade de pacientes. Para manter os estoques abastecidos, o Hemocentro precisa de 120 doações diárias. No momento, a maior preocupação recai sobre os tipos O+ e O-. Embora todos os tipos sanguíneos sejam fundamentais, esses dois apresentam maior demanda.
“O O+ é o mais comum na população, o que significa que há muitos doadores, mas também muitos pacientes que precisam dele. Já o O- é o doador universal, usado em emergências e também para suprir faltas de outros tipos, como o O+. Por isso, é sempre mais difícil manter estoques adequados desses dois tipos. Ainda assim, reforçamos que todos os tipos sanguíneos são essenciais e todos os doadores são bem-vindos no hemocentro”, disse.
O grupo de voluntárias Trupe das Amoras se mobilizou e levou quatro doadoras ao Hemocentro, duas delas doaram sangue pela primeira vez. “No início, as novas doadoras estavam receosas e com medo, mas logo perceberam que o processo era tranquilo e seguro. Saíram de lá se perguntando por que não tinham doado antes. Nós, da Trupe das Amoras, queremos lembrar vocês da importância de doar sangue, os estoques estão baixos e o tempo é curto. Cada doação pode fazer toda a diferença na vida de alguém que precisa”, disse Carla Pretel, a Dra. Beterraba.
Atualmente, o Hemocentro tem registrado, em média, apenas 30 a 40 doações por dia, de segunda a quarta-feira, número muito abaixo das 120 doações diárias necessárias para atender plenamente à demanda. Essa discrepância compromete seriamente o atendimento aos pacientes.
“Ainda falta conscientização. Precisamos que mais pessoas compareçam ao Hemocentro de Rio Preto e ao Hemonúcleo de Catanduva para nos ajudar a salvar vidas. Sangue não se compra, não se vende e não se fabrica ele só existe porque alguém doa. E sem doadores, não há vida”, finaliza Guilherme.
O Hemocentro de Rio Preto atende todos os dias, das 7h às 13h, vale lembrar que, caso o doador não encontre vaga em frente ao Hemocentro, é possível estacionar gratuitamente no estacionamento do Hospital de Base. Já o Hemonúcleo Catanduva funciona de terça a domingo, das 7h às 13h.
Requisitos básicos para doar sangue
Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos, menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, com peso acima de 50 kg e em boas condições de saúde. É fundamental que os doadores estejam bem hidratados e alimentados.
Quem estiver com sintomas gripais ou alérgicos precisa aguardar pelo menos 7 dias após o desaparecimento total dos sintomas. Quem fez tatuagem ou piercing recentemente, o prazo é de 6 meses para doar novamente. Se você tomou a vacina contra Covid-19, pode doar após sete dias. Para a vacina contra gripe, o intervalo é de apenas dois dias.
Em caso de dúvidas sobre outros medicamentos ou vacinas, entre em contato com o Hemocentro Rio Preto pelo (17) 3201-5151 ou Hemonúcleo Catanduva (17) 3522-7722.