Notícias→BUXIXO DA GENTE→Justiça nega pedido de Guilherme Winter por reprises de ‘Os Dez Mandamentos’
Justiça nega pedido de Guilherme Winter por reprises de ‘Os Dez Mandamentos’
19/05/2025
Por .
19 de Maio de 2025 às 09:43
Conhecido por viver o profeta Moisés na novela “Os Dez Mandamentos”, Guilherme Winter enfrentou a Record na Justiça, alegando falta de pagamento pelas múltiplas reprises da trama.
No entanto, o ator saiu derrotado no processo que corre na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Na ação, antes de mais nada, Winter afirmou não ter recebido qualquer valor pelas reexibições da novela, mesmo quando veiculada em outros canais, como a TV Brasil e a TNT Novelas.
O ator também citou por exemplo o especial “A Bíblia”, que reuniu trechos de diferentes produções bíblicas e foi apresentado ao público como uma novela inédita.
Por meio de sua empresa, a GW Produções Culturais Ltda., o ator solicitou uma indenização de R$ 50 mil por danos materiais. Segundo ele, o valor representaria uma compensação justa pelo uso contínuo de seu trabalho sem qualquer remuneração adicional.
Contrato previa reprises sem novos pagamentos
A juíza Priscilla Bittar Neves Netto analisou os documentos apresentados por Winter e entendeu que a Record não cometeu irregularidades. Ela destacou que o contrato entre o ator e a emissora já previa o uso irrestrito do conteúdo.
“Restou evidente que houve manifestação expressa de vontade do artista, por meio de sua empresa, de ceder tais direitos à ré (Record) e com a transferência, ela pode utilizar da obra em que atuou o ator sempre que assim o desejar, sem que seja necessário novo pagamento de remuneração”, concluiu a magistrada.
Mesmo com a derrota, ainda cabe recurso por parte da defesa de Guilherme Winter.
Guilherme Winter viveu auge na Record
Winter iniciou sua trajetória na Record em 2013, quando interpretou Rubem na minissérie “José do Egito”. Na sequência, integrou o elenco de “Pecado Mortal”. Mas foi em 2015 que alcançou a fama nacional ao protagonizar “Os Dez Mandamentos”, sucesso que chegou a derrotar a Globo no Ibope, alcançando picos de 32 pontos em São Paulo.
Após o estouro da trama, o ator fez uma pausa na carreira e retornou em 2018 como Judas Iscariotes na novela “Jesus”. No ano seguinte, assumiu o papel de Lima em “Topíssima”. Em 2020, após oito anos de contrato, a emissora optou por não renovar o vínculo com o ator.
Mesmo com o encerramento do contrato, o nome de GuilhermeWinter permanece associado aos maiores sucessos da dramaturgia bíblica da Record.