A influenciadora Fabiana Justus, de 38 anos, compartilhou com seus seguidores detalhes sobre uma complicação surgida após seu transplante de medula óssea, realizado em março de 2024. Ela desenvolveu a Doença do Enxerto contra o Hospedeiro (GVHD), uma condição em que a medula transplantada ataca o corpo do receptor.
Apesar de a medula do doador ser 100% compatível, essa reação é considerada comum e, segundo os médicos, pode indicar que o transplante foi bem-sucedido.
“Fiquei com um GVHD. É como se fosse assim: a medula ataca partes do corpo do receptor da medula, porque ela entra no corpo e não reconhece onde ela está por mais compatível que minha medula seja”, explicou Fabiana.
Fabiana Justus e a adaptação à nova rotina
Para controlar o GVHD, Fabiana iniciou um tratamento com altas doses de corticoides, medicamentos conhecidos por seus efeitos colaterais significativos. Preocupada com possíveis consequências, como o desenvolvimento de diabetes, ela adotou medidas preventivas.
“Fiquei muito preocupada e comecei uma dieta cetogênica, por isso que não estou comendo açúcar, reduzi carboidrato ao máximo e estou fazendo muito exercício”, comentou a influenciadora em seguida.
Além da dieta, ela intensificou sua rotina de exercícios, aumentando a frequência da musculação para cinco vezes por semana e incluindo sessões de cardio para ajudar na eliminação de líquidos e redução do inchaço.
Monitoramento constante e foco na saúde
Após quatro semanas na dose mais alta de corticoides, Fabiana iniciou um processo gradual de redução da medicação. Mesmo com os cuidados, ela notou mudanças físicas, como inchaço na região abdominal e ganho de peso.
“Agora, estou sentindo um inchaço principalmente na região abdominal e no peso. Eu acabei inchando uns 2 kg. Enfim, não tem muito o que fazer”, comentou. Apesar dos desafios, Fabiana mantém uma atitude positiva e segue comprometida com sua saúde. “Importante é que estou bem! E o GVHD controlado”, afirmou.
Em suas redes sociais, ela compartilhou momentos de sua rotina, incluindo treinos, e brincou: “Fazendo o máximo pro corticoide não diminuir os músculos que eu luto tanto pra conquistar (risos)”, brincou ela, por fim.