Promoções
Notícias
Notícias
BUXIXO DA GENTEDIRETO DA REDAÇÃO
ProgramaçãoAnuncie
15:26
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
Notícias
Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Primeiro nomeado no mundo desde o conclave, arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma: 'Grande comoção'

Primeiro nomeado no mundo desde o conclave, arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma: 'Grande comoção'

Pálio é uma vestimenta litúrgica colocada sobre os ombros dos arcebispos. Cerimônia ocorreu no domingo (29), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dom Antônio Emílio Vilar foi elevado a arcebispo neste ano.

Por Por Desirèe Assis, g1 Rio Preto e Araçatuba
30 de Junho de 2025 às 09:10

Primeiro nomeado no mundo desde o conclave, o arcebispo de São José do Rio Preto (SP), Dom Antônio Emílio Vilar, recebeu no domingo (29) a imposição do pálio arquiepiscopal das mãos do papa Leão XIV, em uma cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O pálio, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma vestimenta litúrgica que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. A palavra deriva do latim pallium - manto de lã - e simboliza a missão pastoral dos bispos.

Na cerimônia de domingo, o papa Leão abençoou e entregou os pálios a 54 arcebispos, entre eles cinco brasileiros, nomeados nos últimos 12 meses. Foi o primeiro encontro de Dom Vilar com o novo pontífice.

Durante a celebração, o arcebispo de Rio Preto também pronunciou o juramento de fidelidade ao lado dos demais novos arcebispos de todo o mundo: “Serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente”.

Ao g1, Dom Vilar comentou sobre o significado do gesto de receber o pálio das mãos do papa, bem como ressaltou que, agora arcebispo, tem o compromissos de manter a missão de ser peregrino da esperança aos cristãos no noroeste paulista.

“Foi um momento único na vida da gente e poder ser agraciado de também receber o pálio como comunhão do pastoreio do papa nesta unidade. Então, momento de grande comoção de viver esse momento de igreja único na nossa vida", se comoveu o arcebispo.
Segundo o arcebispo, antes, ele teve a oportunidade de visitar Roma por duas vezes. Nesse contexto, celebrou o retorno em um momento especial de coroação de 25 anos de serviços à Igreja Católica.

"É um momento que expressa um crescimento, um amadurecimento de todos, uma colheita de frutos. O símbolo é um momento de proximidade com Cristo, né? Ele é o vigário de Cristo na Terra. Então, a liturgia em si tem essa conotação", pontua Dom Vilar.
Há mais uma etapa no rito, que, segundo a Arquidiocese de Rio Preto, será realizada no dia 9 de julho, na catedral de Rio Preto. A viagem de Dom Vilar, dos demais padres e representantes da arquidiocese termina na terça-feira (1º), quando retornam ao Brasil.

Dom Vilar tomou posse como arcebispo de Rio Preto em maio deste ano. De acordo com a agora Arquidiocese de São José do Rio Preto, trata-se da primeira arquidiocese criada em todo o mundo pelo papa Leão XIV, logo nos primeiros dias de seu pontificado.

A nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (SP). O arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, fez a imposição do pálio sobre Dom Vilar.
Agora, a Arquidiocese Metropolitana de Rio Preto coordena também as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga (SP).
Após a diocese ser elevada a arquidiocese metropolitana, a principal igreja católica da cidade foi promovida à condição de catedral metropolitana e passa por obras de revitalização que incluem uma cruz de 20 metros de altura.

O que é o pálio?

De acordo com informações do portal oficial Vatican News, o pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos arcebispos.
Sendo assim, o pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Dom Antônio Emílio Vilar, arcebispo de Rio Preto (SP), recebeu o pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma — Foto: André Botelho/Arquidiocese de S.J. Rio Preto

Vilar irá recebe o pálio das mãos do papa Leão XIV em Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano — Foto: Vatican News/Divulgação


Veja mais

DIRETO DA REDAÇÃO
1.
Obras seguem ao longo da Washington Luís com interdições de faixas e manutenção
DIRETO DA REDAÇÃO
2.
Operação da Polícia Civil de Rio Preto (SP) coloca 11 foragidos da Justiça atrás das grades
DIRETO DA REDAÇÃO
3.
Brasil assume presidência do Mercosul com desafio de destravar acordo com UE
DIRETO DA REDAÇÃO
4.
Dois jovens são presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo em Rio Preto (SP)
DIRETO DA REDAÇÃO
5.
Irã ameaça resposta aos ataques, EUA falam em ‘retaliações devastadoras’ e Israel defende ‘decisão corajosa’
© 2025, Rádio Kairós FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 9 de Julho, 1987, Centro, MIRASSOL - SP, 15130-067
(17) 3243-2040producao@kairosfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!