Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Estudante de Potirendaba (SP) é bicampeã nacional na prova dos três tambores em Barretos
Estudante de Potirendaba (SP) é bicampeã nacional na prova dos três tambores em Barretos
A competição, que reuniu competidores de todo o Brasil
Por Gazeta do Interior
26 de Agosto de 2025 às 09:29
A jovem estudante de medicina de Potirendaba (SP), Eduarda Ferreira Peres, de 20 anos, conquistou neste último fim de semana, em Barretos (SP), o bicampeonato nacional da categoria adulta da prova dos três tambores. A competição, que reuniu competidores de todo o Brasil, consagrou mais uma vez o talento da cavaleira, que já havia vencido em 2023.
Em entrevista à
Gazeta do Interior, Eduarda definiu a vitória como um verdadeiro milagre. “Nas minhas duas primeiras corridas eu não tinha ido muito bem, então eu precisava fazer 17,500 segundos e fiz 17,300. Foi muito difícil, mas não tenho dúvida de que foi um milagre”, contou emocionada.
O campeonato, disputado em cinco etapas nos dias 22, 23 e 24 de agosto, classificou Eduarda entre as dez finalistas. Na grande final, ela registrou o menor tempo da categoria, garantindo o título.
A prova dos três tambores é a única prova feminina do rodeio e exige sincronia entre cavaleira e cavalo para contornar três tambores dispostos em forma triangular, no menor tempo possível. Com o cronômetro disparado por fotocélulas, qualquer derrubada de tambor gera uma penalização de cinco segundos. Além disso, há vistoria nos animais e regras de uniformidade que garantem equilíbrio na disputa.
Mais do que o prêmio em dinheiro, a vitória garantiu a Eduarda uma vaga na final internacional da prova dos três tambores, que também será realizada em Barretos. As eliminatórias acontecem na próxima quinta, sexta e sábado, com a grande final marcada para domingo (31). “Estou muito ansiosa e espero trazer esse título para Potirendaba”, disse.
A jovem, que divide a rotina de competições com os estudos da faculdade de medicina, terá ao seu lado o fiel companheiro Cesar 36 HRZ, cavalo da raça quarto de milha. Eduarda cuida dele desde que nasceu, há 11 anos, e monta desde 2022. “Nossa parceria é de confiança e carinho. Ele é meu grande parceiro nessa jornada”, destaca.
A paixão pela montaria começou cedo: Eduarda sobe no cavalo desde os 7 anos de idade. Em 2017, aos 12 anos, já havia conquistado seu primeiro título na categoria mirim, em Barretos. Agora, aos 20, volta a fazer história como bicampeã nacional adulta.