Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Professor é condenado a 8 anos por atropelar bolsonaristas em protesto em Mirassol (SP)
Professor é condenado a 8 anos por atropelar bolsonaristas em protesto em Mirassol (SP)
Israel Lisboa Júnior foi condenado nesta quinta-feira (18/09/2025), pelo Tribunal do Júri de Mirassol (SP), a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado
Por Gazeta do Interior
19 de Setembro de 2025 às 09:45
O professor Israel Lisboa Júnior foi condenado nesta quinta-feira (18/09/2025), pelo Tribunal do Júri de Mirassol (SP), a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado, acusado de atropelar 16 pessoas durante um protesto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o resultado das eleições de 2022. Apesar da condenação, ele poderá recorrer em liberdade.
O caso ocorreu em 2 de novembro de 2022, no km 450 da rodovia Washington Luís (SP-310). Israel conduzia um VW/Fox em direção a São José do Rio Preto (SP) quando se deparou com o bloqueio. Segundo a denúncia, após realizar ultrapassagens pelo canteiro central, ele acelerou contra os manifestantes, atropelando 14 apoiadores e dois policiais militares.
O Ministério Público havia denunciado o professor por 16 tentativas de homicídio qualificadas, argumentando que os crimes ocorreram por meio que dificultou a defesa das vítimas e gerou perigo comum. O juiz Marcos Takaoka, da 3ª Vara de Mirassol, entendeu, com base em testemunhos e laudos periciais, que Israel agiu em dolo eventual, assumindo o risco de matar ao tentar furar o bloqueio.
Durante o julgamento, os jurados retiraram a qualificadora, reconhecendo as tentativas como homicídio simples. A pena foi unificada em um único cálculo, considerada a continuidade delitiva.
Israel foi preso em flagrante no dia do atropelamento, mas ganhou liberdade provisória quatro meses depois. A defesa sustentou teses de legítima defesa, desclassificação para crime culposo e retirada das qualificadoras. Em nota, a advogada destacou que o professor poderá recorrer da decisão em liberdade.