Ventania provoca queda de 11 árvores em Rio Preto e 27 em Catanduva
Diversas ocorrências relacionadas a fortes rajadas de vento registradas
Por Daniela MANZANI/Daniele JAMMAL - Dhoje Interior
23 de Setembro de 2025 às 09:12
O 13º Grupamento de Bombeiros de Rio Preto atendeu nesta segunda-feira, 22, a partir das 11h45, diversas ocorrências relacionadas a fortes rajadas de vento registradas na cidade e em Catanduva.
Em São José do Rio Preto, foram contabilizadas até o fechamento desta matéria seis quedas de árvores em via pública solucionadas, três quedas sobre edificações (todas sem vítimas), uma vistoria técnica com orientação ao solicitante e duas ocorrências de queda de árvore em via pública que ainda estavam pendentes.
Já em Catanduva, o Corpo de Bombeiros atendeu três quedas de árvores em via pública já solucionadas, quatro quedas ainda pendentes em via pública e uma queda sobre edificação, sem vítima, que depende da concessionária de energia elétrica para corte seguro.
As secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM), Patrulha Ambiental, Saec e Energisa de Catanduva também foram mobilizadas, o que elevou o número de quedas de árvores registradas para 27. Na avenida Octávio Adami um outdoor caiu após as fortes chuvas que atingiram a cidade.
Foram mobilizadas quatro viaturas e 12 bombeiros militares em Rio Preto e Catanduva, com apoio das equipes de serviços gerais das prefeituras e da concessionária de energia elétrica. Não houve registro de vítimas.
O monitoramento das ocorrências está sendo realizado pelo oficial de Área, tenente PM Lara, com ciência do supervisor de serviço, capitão PM Alexandre.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA
O Corpo de Bombeiros orienta a população para adoção de medidas preventivas e de autoproteção.
Evite se abrigar debaixo de árvores, placas ou coberturas metálicas durante ventanias, desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás em caso de queda de energia, afaste-se de fios partidos ou caídos, acionando imediatamente a concessionária de energia elétrica, se estiver dirigindo, reduza a velocidade e mantenha distância de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus e em residências, mantenha janelas e portas bem fechadas.
Segundo a corporação, somente realiza o corte ou supressão de árvores em situações emergenciais, quando há risco iminente de queda ou perigo à população. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
CPFL
"A CPFL Paulista informa que o temporal com fortes rajadas de vento que atingiu São José do Rio Preto, nesta segunda, 22, provocou impactos sobre a rede elétrica. Todo o efetivo da concessionária foi imediatamente mobilizado para os atendimentos e o fornecimento para os clientes afetados será normalizado o mais brevemente possível. A CPFL Paulista alerta ainda para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação, nesses casos, é para que a população acione imediatamente a Defesa Civil e a concessionária e aguarde o atendimento. Os canais são site www.cpfl.com.br; App CPFL Energia, WhatsApp (19) 99908-8888 e call center *0800 010 1010.”
NUVEM DE POEIRA
Além da tempestade, uma nuvem de poeira assustou rio-pretenses no início da tarde desta segunda-feira. O céu ficou com uma tonalidade marrom e o fenômeno despertou curiosidade e temor em populares.
OUTRAS CIDADES
Ocorrências cadastradas devido a chuva e vento, das 8h às 12h:
Presidente Prudente - fio energizado - 4; queda de árvores - 23
Alvares Machado - fio energizado - 1
Pirapozinho - queda de árvore - 1; fio energizado -3