Estrondo assusta moradores em várias cidades da região noroeste paulista
O impacto sonoro foi tão intenso que muitos moradores saíram de suas casas assustados
Por Redação
25 de Setembro de 2025 às 09:36
Moradores de diversas cidades da região noroeste paulista, entre elas Mirassol. São José do Rio Preto, Bady Bassitt, Potirendaba, Cedral, Ibirá e Urupês, relataram terem ouvido um forte estrondo no começo da manhã desta quinta-feira (25/09/2025).
De acordo com registros de câmeras de segurança de residências, o barulho foi captado por volta das 7h42. O impacto sonoro foi tão intenso que muitos moradores saíram de suas casas assustados para tentar entender o que havia ocorrido.
Diversas mensagens chegaram à redação, em que leitores questionavam a origem do som. Há suspeita de que o estrondo possa ter sido provocado pela passagem de um avião ou jato de grande alcance e velocidade, mas essa informação ainda não foi confirmada.
A reportagem está em contato com autoridades competentes, incluindo órgãos de aviação e especialistas em sismologia, para apurar se o ruído foi resultado de um fenômeno aéreo, natural ou de outra natureza.
O site do Centro de Sismologia da USP mostra os registros de estrondos ou tremores sentidos por moradores no Brasil, nos últimos 15 dias (foto destaque).
Estrondos anteriores na região:
Abril de 2025: Um tremor de terra foi sentido em Itajobi, Catanduva, Pindorama e Marapoama, na região noroeste. A plataforma Sentiu aí? do Centro de Sismologia da USP confirmou que esses sismos são de origem natural.
Fevereiro de 2021: Moradores de cidades como Elisário, Catanduva e Marapoama relataram um forte estrondo seguido por um pequeno tremor de terra.
Novembro de 2011: Moradores de Agudos e Pederneiras, também no interior de SP, relataram um tremor de terra acompanhado de um barulho forte. Causas possíveis:
Tremores de terra (sismos):
A liberação de esforços acumulados na crosta terrestre pode causar tremores e barulhos fortes, de acordo com autoridades.
Geologia local:
O estado de São Paulo é uma bacia sedimentar, estrutura que pode amplificar as ondas sísmicas, fazendo com que tremores que acontecem longe sejam sentidos no Brasil.