Suspeita de intoxicação por metanol em Rio Preto é descartada pela Saúde
Secretaria de Saúde de Rio Preto informou por meio de nota que foi descartada a suspeita de intoxicação por metanol
Por Danielle MOLNAR - DHoje Interior
20 de Outubro de 2025 às 09:29
A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou por meio de nota que foi descartada a suspeita de intoxicação por metanol no caso do homem, de 45 anos, que procurou atendimento médico nesta semana com sintomas como dor no estômago, febre, tontura e náusea.
De acordo com a pasta, o paciente relatou ter ingerido um corote cinco dias antes de procurar o serviço de saúde. Foram realizados todos os exames previstos no protocolo para casos suspeitos de intoxicação por metanol e, de acordo com a secretaria, o resultado afastou essa hipótese. Porém, o homem segue internado, em investigação por outra causa clínica.
Nesta sexta-feira, 18, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Rio Preto realizaram uma operação conjunta para fiscalizar o estabelecimento comercial suspeito de vender bebidas adulteradas. A ação, chamada de Operação Alerta Etílico – Metanol (2ª fase), foi realizada na Estância Unitra, onde foram apreendidas bebidas alcoólicas de diferentes marcas e sabores, além de cupons fiscais.
As amostras foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística, que fará perícia para verificar se há adulteração. A operação faz parte do trabalho de controle e prevenção de condutas que ameacem a saúde pública.
NOTA DA SECRETARIA DA SAÚDE
“A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, informa que um homem de 45 anos procurou atendimento no dia 16 de outubro, com dor estômago, febre, tontura e náusea. O paciente relatou que os sintomas teriam começado há três dias antes do atendimento e que houve ingestão de bebida alcoólica cinco dias antes do atendimento. Todos exames do protocolo foram realizados para suspeita de intoxicação por metanol. A suspeita foi descartada. Paciente segue internado por outra hipótese diagnóstica."