Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Golpista se passa por delegado no aplicativo Grindr e tenta extorquir advogado em Rio Preto (SP)
Imagem: Reprodução
Golpista se passa por delegado no aplicativo Grindr e tenta extorquir advogado em Rio Preto (SP)
Tentativa de estelionato praticada por um golpista que se passou por delegado de polícia
Por Redação
05 de Novembro de 2025 às 09:49
Um advogado de 31 anos, morador de São José do Rio Preto (SP), procurou a polícia nesta última terça-feira (04/11/2025) após ser alvo de uma tentativa de estelionato praticada por um golpista que se passou por delegado de polícia.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima contou que estava em seu trabalho quando recebeu uma ligação via WhatsApp de um número com DDD (11). O interlocutor se apresentou como delegado e afirmou que havia uma denúncia contra ele por crime sexual envolvendo um menor de idade.
O falso delegado disse que, para evitar a prisão preventiva, a vítima deveria pagar R$ 3.700, valor que, segundo ele, seria usado para custear a “internação do menor”, já que o SUS não cobriria o tratamento.
Durante a conversa, que durou cerca de 45 minutos, o golpista demonstrou conhecer diversos dados pessoais da vítima, como endereço e local de trabalho, o que aumentou a aparência de legitimidade da farsa.
Desconfiado, o advogado pediu que o suposto delegado enviasse um documento oficial comprovando as acusações. Nesse momento, o homem se exaltou e ameaçou acusá-lo de desacato. A vítima então decidiu encerrar a ligação e procurar a Polícia Civil, recusando-se a fazer qualquer pagamento.
O advogado afirmou ainda que possui conta no aplicativo Grindr e que chegou a conversar com a pessoa do nome indicado pelo golpista, porém, sem saber que se tratava de menor de idade. Ele ressaltou que não houve contato físico nem envio de dinheiro. O caso foi registrado como estelionato tentado e será investigado.