Promoções
Notícias
Notícias
BUXIXO DA GENTEDIRETO DA REDAÇÃOESPORTE KAIROS
ProgramaçãoAnuncie
15:34
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
Notícias
Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Butantan obtém aprovação da Anvisa para a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo
Imagem: Governo de São Paulo

Butantan obtém aprovação da Anvisa para a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo

Vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan contra os quatro sorotipos da dengue

Por Redação
27 de Novembro de 2025 às 09:03

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (26/11/2025) a Butantan-DV, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan contra os quatro sorotipos da dengue. O imunizante, que será aplicado em dose única, é o primeiro do mundo neste formato e recebeu autorização para uso em pessoas de 12 a 59 anos. A definição sobre início da aplicação e público prioritário caberá ao Ministério da Saúde.

Mesmo antes da aprovação, o Butantan já havia iniciado a fabricação e possui mais de 1 milhão de doses prontas para repasse ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em parceria com a empresa chinesa WuXi, a produção será ampliada para possibilitar a entrega de aproximadamente 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026 — chegando a 60 milhões de doses em dois anos, segundo o diretor Esper Kallás.

A aprovação foi baseada em cinco anos de acompanhamento do estudo de fase 3, que envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros entre 2016 e 2024. Na faixa etária autorizada, a vacina apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra casos graves e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.

O imunizante se mostrou seguro para pessoas com ou sem contato prévio com o vírus. As reações mais comuns foram leves, como dor no local da aplicação e dor de cabeça.

Autoridades destacaram a relevância do avanço científico diante do cenário epidemiológico: só em 2024 foram 6,5 milhões de casos prováveis de dengue no Brasil. Em 2025, até novembro, já são 1,6 milhão de registros.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) classificou a aprovação como um marco para as Américas, que registraram 13 milhões de casos e 9 mil mortes no último ano. Segundo a entidade, outros países devem solicitar acesso ao imunizante.

Lideranças como o governador Tarcísio de Freitas, o ministro da Saúde Alexandre Padilha e gestores da Secretaria de Estado da Saúde ressaltaram que a vacina, totalmente desenvolvida no país, representa soberania tecnológica e reforça o protagonismo do Instituto Butantan na biotecnologia nacional.

O Ministério da Saúde prevê iniciar o uso do imunizante no início de 2026. O Butantan já possui autorização da Anvisa para estudos com idosos de 60 a 79 anos e prepara ampliação também para o público infantil de 2 a 11 anos, caso novas etapas confirmem eficácia e segurança.

A Butantan-DV se soma às estratégias de combate à dengue e deve contribuir para a redução de casos, internações e da pressão sobre o sistema de saúde.

Veja mais

BUXIXO DA GENTE
1.
Filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile completa 15 anos e ganha festa da madrasta
BUXIXO DA GENTE
2.
Faustão aparece sorridente em novo clique. Veja!
ESPORTE KAIROS
3.
Aeroporto de Rio Preto deve virar Internacional por conta do Mirassol
DIRETO DA REDAÇÃO
4.
COP30: Cresol apresenta cases e anuncia projeto de microfinanças com DEG Impulse
DIRETO DA REDAÇÃO
5.
Polícia Civil apreende mais de 1,4 mil comprimidos de ecstasy e prende entregador em central de drogas "gourmet" em Rio Preto
© 2025, Rádio Kairós FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 9 de Julho, 1987, Centro, MIRASSOL - SP, 15130-067
(17) 3243-2040producao@kairosfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!