Sincericídio de Susana Vieira causa alvoroço nos Estúdios Globo
Susana Vieira ganhou uma estrela na Calçada da Fama dos Estúdios Globo
Por Flavia Cirino - Ofuxico
04 de Dezembro de 2025 às 09:45
Susana Vieira participou da segunda cerimônia de inauguração da Calçada da Fama nos Estúdios Globo realizada na quarta-feira, 3 de Dezembro. Colegas, executivos e plateia lotada acompanharam a atriz durante um momento vibrante, recheado de risos e lembranças.
Logo que assumiu o microfone, ela evocou um episódio de sua participação no programa “Falas”. A plateia se rendeu quando ela revelou que só descobriu o foco do tema — destinado a pessoas com mais de 70 anos — quando a gravação já estava em curso.
“Me chamaram para fazer uma gracinha. Não falaram pra mim que era sobre pessoas de 70 anos. Falaram que era eu e este menino (Luis Fernando Guimarães) , que é um comediante. Quando eu vi lá, só coisa de 70 anos, de menopausa, não sei o que. Falei: ‘Não vou falar. Eu não tenho 83 anos’. Quando eu falo, eu tenho, mas enfim”, brincou, arrancando aplausos e gargalhadas.
Em seguida, agradeceu calorosamente a quem idealizou a homenagem — em especial Roberto Barilo — e elogiou a equipe responsável pela programação temática dos anos 1970 e 1980. Apesar do clima de reverência, Susana manteve o tom leve. Fez gracejos com colegas como Tony Tornado, ao comentar o visual dele antes da entrada no palco. A cada observação, reacendia o clima descontraído do evento.
Pedidos diretos e provocações aos diretores
Depois das brincadeiras, Susana dirigiu seu olhar aos diretores presentes. Com o carisma que lhe é habitual, soltou um pedido audacioso por novos projetos. Em tom de brincadeira — e sem meias-palavras, ela se voltou parta Amaury Soares, o todo-poderoso da emissora:
“Ai, Soares, me dá um programa, pelo amor de Deus. Ai, tanto programa que você dá, a Angélica, né? Patrícia, por favor. Eu sou muito mais engraçada do que elas”.
A provocação arrancou risadas imediatas, inclusive ressaltando sua autoconfiança e ambição.
Logo depois, Susana prestou homenagem aos colegas que fizeram parte de sua trajetória. Recordou com emoção nomes como ReginaDuarte e Arlete Salles, suas primeiras amigas na emissora. Em seguida, ela evocou colegas que já deixaram a emissora, e refletiu sobre o tempo que passou.
Susana então citou a perda de tantos rostos dos velhos tempos e admitiu não saber se envelheceu ou se apenas todos os seus pares desapareceram.
“Eu não sei se fui eu que fiquei velha ou vocês que morreram. Eu sei que não tem mais quase ninguém do meu tempo aqui.”
Por fim, Susana lançou um recado aos novos talentos da televisão: “Para essa turma nova que está chegando, vão aprender a fazer televisão, gente. Tem muita gente precisando aprender. Aprende com a gente, vê novela antiga, canal Viva”.
A plateia aplaudiu com entusiasmo, percebendo que, mesmo após décadas de carreira, a atriz ainda comanda respeito — e risadas.