Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Previsão de temporais coloca região de Rio Preto (SP) em estado de alerta
Imagem: Divulgação
Previsão de temporais coloca região de Rio Preto (SP) em estado de alerta
Defesa Civil
Por Redação
10 de Dezembro de 2025 às 09:27
A semana começou com forte instabilidade em toda a região noroeste paulista. De acordo com a Defesa Civil, sistemas meteorológicos atuando no Sul do Brasil, combinados ao intenso transporte de umidade da Amazônia, vão influenciar diretamente o clima no Estado de São Paulo, trazendo vários dias de chuva e risco elevado de tempestades.
nesta quarta-feira (10/12) será o ponto mais crítico da semana. A expectativa da Defesa Civil é de chuvas ainda mais intensas, com volumes que podem chegar a 70 mm. Ventos de até 65 km/h, risco de queda de árvores, alagamentos e até granizo em áreas isoladas não estão descartados.
O sistema começa a se afastar na quinta-feira (11/12), permitindo o retorno gradual do sol. Ainda assim, pancadas isoladas podem ocorrer ao longo do dia, com atenção especial ao solo encharcado, que favorece deslizamentos e quedas de galhos.
Para sexta (12/12) e sábado (13/12), a previsão indica a chegada de um novo sistema meteorológico. Embora os modelos ainda não apontem acumulados expressivos como os do início da semana, há chance de pancadas de chuva com raios e vento moderado.
A Defesa Civil reforça que, mesmo sem previsão de extremos, áreas de risco e locais sujeitos a alagamento devem permanecer em alerta.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, Ivair da Silva, destaca o caráter preventivo dos avisos emitidos.
“O objetivo não é causar alarde, mas orientar a população para que adote cuidados simples durante o período chuvoso e, ao mesmo tempo, permitir que o poder público esteja mobilizado e preparado para agir rapidamente em caso de ocorrências”, afirma.
Principais orientações da Defesa Civil para Rio Preto e região
Em caso de chuva forte ou alagamento: – Evite trafegar por vias alagadas. – Não atravesse enxurradas, nem a pé nem de carro.
Em ventos fortes: – Mantenha distância de árvores, postes, telhados e placas. – Não estacione sob árvores ou fiações.
Durante tempestades com raios: – Fique em local coberto e seguro. – Evite áreas abertas e aparelhos ligados à tomada.
Para quem vive em áreas de risco: – Observe rachaduras, inclinação de postes e árvores. – Busque abrigo seguro se notar sinais de instabilidade. Em emergências: – Defesa Civil: 199 – Corpo de Bombeiros: 193
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os comunicados oficiais e redobre os cuidados até que a instabilidade seja totalmente dissipada.