Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Ciclone extratropical provoca ventos fortes e desvio de voos de Rio Preto (SP)
Imagem: Reprodução
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e desvio de voos de Rio Preto (SP)
Ciclone que se formou sobre a região Sul do país tem gerado ventos intensos e instabilidade em parte do Sudeste
Por Redação
11 de Dezembro de 2025 às 09:26
A atuação do ciclone que se formou sobre a região Sul do país tem gerado ventos intensos e instabilidade em parte do Sudeste, culminando, nesta última terça-feira (09/12/2025), no desvio de três voos com destino ao aeroporto de São José do Rio Preto (SP). Entre eles, um Boeing 737-800 da empresa Gol, que precisou arremeter e retornar a São Paulo.
Segundo alertas meteorológicos emitidos pela Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em conjunto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o sistema provocou rajadas previstas de até 100 km/h em várias regiões do estado — incluindo Rio Preto.
Relatos oficiais indicam que os ventos fortes, combinados com a turbulência típica de frentes frias associadas a ciclones extratropicais, representam risco elevado para operações aéreas. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou que as rajadas superaram 90 km/h em trechos afetados, o que motivou o alerta generalizado para vendavais.
As companhias aéreas decidiram desviar os voos de forma preventiva — o primeiro voo foi o LA3474, das 8h10, da Latam, que precisou retornar para Congonhas, em São Paulo. O segundo foi o voo AD4907, das 12h30 da Azul, que precisou retornar para Vira Copos, em Campinas (SP). E o último, o Boeing 737 com o voo G31360, arremetendo e voltando a Congonhas — para garantir a segurança de passageiros e tripulação.
Autoridades da aviação e meteorologia reforçam que a combinação de ventos próximos ou acima de 100 km/h e instabilidade atmosférica com possibilidade de rajadas, chuvas intensas e micro-explosões justificam a interrupção ou desvio temporário de pousos e decolagens em várias regiões.