Conclave para eleição do novo papa começa em 7 de maio
29/04/2025
Por .
29 de Abril de 2025 às 09:21
Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o sucessor de Francisco em cerimônia marcada por tradição e sigilo
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa terá início em 7 de maio. A cerimônia ocorrerá na Capela Sistina, que permanecerá fechada ao público até a conclusão da eleição. A decisão foi tomada durante a 5ª Congregação Geral, reunindo cardeais em Roma após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril, aos 88 anos.
O processo será precedido por uma missa solene, a Pro Eligendo Papa, na Basílica de São Pedro. Na tarde do mesmo dia, os cardeais eleitores seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde prestarão juramento de sigilo absoluto e compromisso com a eleição. Após o pronunciamento do mestre de cerimônias litúrgicas, extra omnes, todos os não participantes deixarão a capela, iniciando-se o período de clausura.
Durante o conclave, os cardeais realizarão até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde. Cada voto é secreto, e para a eleição de um novo papa é necessária uma maioria de dois terços dos votos. Após cada rodada, as cédulas são queimadas; a fumaça preta indica que nenhum candidato foi escolhido, enquanto a fumaça branca sinaliza a eleição de um novo pontífice.
Este conclave contará com 133 cardeais eleitores, representando 71 países, indicando a diversidade da Igreja Católica. A maioria dos eleitores foi nomeada pelo Papa Francisco, o que pode influenciar na continuidade de suas reformas.
Entre os possíveis sucessores estão o cardeal italiano Pietro Parolin, o filipino Luis Antonio Tagle, o húngaro Péter Erdő e o ganês Peter Turkson. A escolha do novo papa será anunciada ao público com a tradicional frase em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam!" Em seguida, o novo pontífice concederá sua primeira bênção apostólica, Urbi et Orbi, da varanda da Basílica de São Pedro.
A expectativa é que a eleição seja concluída entre os dias 8 e 9 de maio, mantendo a tradição de conclaves anteriores que duraram dois a três dias.