Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF por decisão judicial
16/05/2025
Por .
16 de Maio de 2025 às 10:50
Uma nova decisão da Justiça do Rio de Janeiro alterou a liderança da Confederação Brasileira de Futebol. Nesta quinta-feira (15), o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ, determinou o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF.
Magistrado aponta irregularidades em assinatura de Coronel Nunes
A medida tem como base a invalidação de um documento assinado por Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, que respaldava a permanência de Ednaldo no comando da entidade. O desembargador considerou nula a assinatura e apontou possíveis problemas de saúde do ex-dirigente.
“A capacidade mental do Coronel está em dúvida desde 2018, quando foi diagnosticado como portador de câncer no cérebro”, escreveu Zéfiro. Ele ainda declarou: “De tal forma, em obediência ao que me foi determinado pelo STF, DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES […] em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, conhecido por CORONEL NUNES”.
Fernando Sarney assume interinamente e deve convocar nova eleição
A Justiça designou Fernando Sarney para assumir a presidência de forma provisória. O dirigente terá a responsabilidade de organizar uma nova eleição, respeitando os prazos previstos no estatuto da CBF.
Na decisão, o magistrado esclareceu: “(Que Fernando Sarney) realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição”.
Ednaldo Rodrigues ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. No entanto, até nova definição judicial, ele permanece afastado da entidade máxima do futebol brasileiro.