Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Ação de saúde ocular em escolas municipais de Bady terá acadêmicos da Faceres
Ação de saúde ocular em escolas municipais de Bady terá acadêmicos da Faceres
21/05/2025
Por .
21 de Maio de 2025 às 09:31
Centenas de crianças de Bady Bassitt serão impactadas no dia 23 de maio, quando acadêmicos da turma 24 da Faculdade de Medicina Faceres levarão saúde ocular diretamente às escolas municipais da cidade. A ação, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), será realizada pela primeira vez no município e visa rastrear precocemente problemas de visão em alunos a partir dos oito anos, utilizando o Teste de Snellen.
A relevância desse evento se ancora em dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que apontam que cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum tipo de problema visual, sendo os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) os mais comuns. A detecção precoce dessas condições é extremamente importante, pois, como explica a coordenadora de Extensão da faculdade, Professora Fernanda Novelli Sanfelice, a visão é um dos sentidos essenciais no desenvolvimento físico e cognitivo infantil.
“Alterações visuais são bastante comuns na infância e podem impactar diretamente no aprendizado. Se a criança enxerga mal, ela absorve mal o conhecimento que é passado e isso pode trazer repercussões importantes”, reforça a professora.
Durante a manhã do dia 23, os acadêmicos da Faceres, sob a supervisão de professoras do Programa de Integração Comunitária (PIC), aplicarão o Teste de Snellen, uma ferramenta que avalia a acuidade visual através da identificação de letras de diferentes tamanhos.
A iniciativa não apenas identifica possíveis problemas, mas também promove a conscientização sobre a importância da saúde ocular na infância. Segundo a coordenadora, a expectativa é avaliar mais de trezentas crianças, na faixa etária dos 8 aos 9 anos, em cinco escolas municipais de ensino fundamental do município de Bady Bassitt.
O projeto está alinhado com a Curricularização da Extensão da Faceres, abordando temas estratégicos como a Saúde da Criança e do Adolescente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade). Essa abordagem reforça o compromisso da instituição com uma formação médica que transcende o conhecimento técnico, engajando os futuros profissionais com as necessidades da comunidade.
Os resultados dos testes serão organizados em relatórios e encaminhados às escolas participantes e ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Bady Bassitt, possibilitando o encaminhamento dos casos que demandarem acompanhamento oftalmológico.