Depressão tem grande influência no tratamento do câncer, diz Valdomiro
Valdomiro Lopes postou um vídeo nas redes sociais e acendeu o alerta para os perigos da depressão, considerada o "mal do século"
Por Daniele JAMMAL - Dhoje Interior
31 de Outubro de 2025 às 09:34
Em tratamento contra um linfoma, o ex-prefeito e deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) postou um vídeo nesta semana que emocionou os seus seguidores nas redes sociais e acendeu o alerta para os perigos da depressão, considerada o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O parlamentar está no seu quinto ciclo de quimioterapia, o penúltimo do seu tratamento. "Como você se sentiria se o médico lhe desse a notícia de que está com câncer? A depressão emocional tem grande influência no tratamento do câncer. E o que eu vou dizer daqui para a frente são os métodos que eu tenho usado no meu próprio tratamento", declarou.
Valdomiro destacou que "primeiro nunca pense que essa doença foi um castigo que veio do céu. Não esconda nem dos familiares e nem dos amigos, eles vão te ajudar com orações e com estímulos que, na verdade, vão fazer você enfrentar a doença mais facilmente. E ainda, se você for cristão, reforce a sua fé lendo a Bíblia. Lá nós temos vários exemplos de fé e um dos grandes, talvez, seja o Livro de Jó".
DEUS, SATANÁS E JÓ
O deputado prosseguiu dizendo que "um dia Deus estava reunido com os anjos e entre eles apareceu Satanás. E Deus perguntou: Satanás tu observastes meu servo Jó lá na Terra? Ele é um homem íntegro, incapaz de se corromper, e me obedece e honra a mim. Então Satanás respondeu a Deus: Jó faz tudo isso porque tem muita riqueza, tem família e tem prestígio. Tire tudo isso dele e verás que ele vai te amaldiçoar".
"Então Deus respondeu: faça o que quiser com Jó, só não lhe tire a vida. Então Satanás tirou tudo de Jó. A família, suas riquezas e ainda no final lhe deu uma doença que ia com feridas graves, da cabeça até os pés, mas Jó se manteve fiel a Deus, fortalecendo a sua fé. E no final, Deus repôs a Jó tudo o que ele tinha, em dobro. E ele viveu mais 140 anos", acrescentou.
Para Valdomiro, a fé de Jó fez com que ele esperasse até que Deus lhe desse a resposta.
"Vamos usar esse exemplo para a nossa doença e para a nossa vida. E esperar que Deus, com a nossa fé, restaure também a nossa saúde. Portanto, siga rigorosamente as orientações do seu médico, tome os medicamentos que ele receitar e faça os procedimentos que ele indicar, mas mantenha a sua fé, ela vai ajudar a controlar a sua possível depressão. Que Deus nos abençoe. Vamos à cura", finalizou.