Em quatro meses, Samu realiza 12.801 atendimentos em Rio Preto
As equipes atenderam em média 106 ocorrências, por dia, de janeiro a abril deste ano
Por Por Helena SOUZA - Dhoje Interior
01 de Julho de 2025 às 09:30
Criado em 2003, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) assiste 85% da população em 67,3% das cidades de todo o Brasil. Somente por ligação telefônica foram 19 milhões de chamadas, que resultaram em cerca de 4,3 milhões de atendimentos por ambulâncias, UTIs móveis e em números menores atendimentos via helicópteros e embarcações.
Os dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apesar do aumento de cobertura nos atendimentos em mais de 5% no país, entre 2015 e 2019, ainda existem cidades do Brasil sem nenhum suporte de atendimento via Samu ou os municípios que possuem dividem a pequena frota com várias regiões.
Segundo explica o Ministério da Saúde, o atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela resposta rápida à vítima após um acidente, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.
Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimiza o sofrimento, além de prevenir sequelas ou mesmo evitar a morte, tudo isso devido a um atendimento via transporte equipado e em boas condições. Com isso, em 22 anos de atuação, o Samu é considerado como ferramenta de agilidade na prestação de socorro. Em casos mais graves, os atendimentos são realizados pelas equipes das ambulâncias de suporte avançado (USA).
Em Rio Preto, a base do Samu passou por melhorias estruturais entre os meses de março e maio deste ano, com investimento de R$ 124 mil. As intervenções incluíram: reforma, adequação e ampliação do alojamento masculino, com reativação de um banheiro e substituição do aparelho de ar-condicionado; adequações na cozinha; adequações no refeitório (Bebedouro, ar-condicionado, pintura); reforma e adequação dos banheiros feminino e masculino do vestiário e adequação do alojamento feminino.
"As melhorias do Samu são enormes que passam pela reestruturação total da parte física com aquisição de material, reforma, ar-condicionado, ampliação de uma sala que vai funcionar como centro de operações, parceria com o Corpo de Bombeiros para atender em conjunto as ocorrências, aquisição das dez ambulâncias, contratação de médicos e enfermeiros reforçando o RH. O Samu passou a ser uma das pernas mais importantes que a gente tem hoje na saúde, ajudando não só o sistema de urgência e emergência, como desafogando as UPAs em termos de hospitalização e internação", acrescenta o secretário de Saúde, Dr Rubem Bottas.
Segundo a prefeitura, no primeiro quadrimestre de 2025, as ambulâncias do Samu realizaram 12.801 atendimentos apenas em Rio Preto, o que representa uma média de 106 atendimentos por dia. Analisando os dados de regulação de pacientes com base na planilha do Samu, em 2024, a média mensal de pacientes regulados era de 1072, em 2025 esse número subiu até maio os atendimentos chegaram a 1.426 pacientes regulados mês, um aumento de 354 pacientes por mês. E do total de pacientes regulados, aumentou em 37% os pacientes que foram transferidos nas primeiras 24h.
A central de Regulação e as Unidades de Suporte Avançado atendem também outros 20 municípios da região. "Além das melhorias estruturais já realizadas, a Secretaria de Saúde prepara a transferência da sala de regulação do Samu para um espaço mais amplo e com infraestrutura adequada. A nova sala permitirá que os profissionais acompanhem em tempo real todas as ocorrências e localização das ambulâncias, o que resultará em maior eficiência operacional e melhoria no atendimento à população", afirmou a Secretaria de Saúde, por meio de nota solicitada pela reportagem do jornal DHoje Interior.
A pasta acrescentou ainda que está em andamento a formalização do convênio com atividade delegada do Corpo de Bombeiros, visando à integração no monitoramento e despacho das ocorrências.
"Com isso, será possível evitar duplicidade de atendimentos pelos dois órgãos, otimizando os recursos disponíveis e qualificando ainda mais os serviços de emergência prestados à população".
FROTA RENOVADA
Em março, deste ano, o Ministério da Saúde enviou dez novas ambulâncias para Rio Preto. A frota está distribuída estrategicamente nas regiões das UPAs Norte, Jaguaré, Tangará e no Pronto Socorro Santo Antônio desta forma permite que a logística seja reduzida para os atendimentos em diferentes pontos da cidade de forma mais rápida, reduzindo o tempo de reposta com atendimento ágil.
ATENDIMENTO 192
O serviço é gratuito e pode solicitado pelo número "192", funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo orientações e enviando veículos tripulados por equipes capacitadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências.