Promoções
Notícias
Notícias
BUXIXO DA GENTEDIRETO DA REDAÇÃO
ProgramaçãoAnuncie
15:03
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
Notícias
Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Em quatro meses, Samu realiza 12.801 atendimentos em Rio Preto

Em quatro meses, Samu realiza 12.801 atendimentos em Rio Preto

As equipes atenderam em média 106 ocorrências, por dia, de janeiro a abril deste ano

Por Por Helena SOUZA - Dhoje Interior
01 de Julho de 2025 às 09:30

Criado em 2003, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) assiste 85% da população em 67,3% das cidades de todo o Brasil. Somente por ligação telefônica foram 19 milhões de chamadas, que resultaram em cerca de 4,3 milhões de atendimentos por ambulâncias, UTIs móveis e em números menores atendimentos via helicópteros e embarcações.

Os dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apesar do aumento de cobertura nos atendimentos em mais de 5% no país, entre 2015 e 2019, ainda existem cidades do Brasil sem nenhum suporte de atendimento via Samu ou os municípios que possuem dividem a pequena frota com várias regiões. 

Segundo explica o Ministério da Saúde, o atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela resposta rápida à vítima após um acidente, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.

Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimiza o sofrimento, além de prevenir sequelas ou mesmo evitar a morte, tudo isso devido a um atendimento via transporte equipado e em boas condições. Com isso, em 22 anos de atuação, o Samu é considerado como ferramenta de agilidade na prestação de socorro. Em casos mais graves, os atendimentos são realizados pelas equipes das ambulâncias de suporte avançado (USA).

Em Rio Preto, a base do Samu passou por melhorias estruturais entre os meses de março e maio deste ano, com investimento de R$ 124 mil. As intervenções incluíram: reforma, adequação e ampliação do alojamento masculino, com reativação de um banheiro e substituição do aparelho de ar-condicionado; adequações na cozinha; adequações no refeitório (Bebedouro, ar-condicionado, pintura); reforma e adequação dos banheiros feminino e masculino do vestiário e adequação do alojamento feminino.

"As melhorias do Samu são enormes que passam pela reestruturação total da parte física com aquisição de material, reforma, ar-condicionado, ampliação de uma sala que vai funcionar como centro de operações, parceria com o Corpo de Bombeiros para atender em conjunto as ocorrências, aquisição das dez ambulâncias, contratação de médicos e enfermeiros reforçando o RH. O Samu passou a ser uma das pernas mais importantes que a gente tem hoje na saúde, ajudando não só o sistema de urgência e emergência, como desafogando as UPAs em termos de hospitalização e internação", acrescenta o secretário de Saúde, Dr Rubem Bottas. 


Segundo a prefeitura, no primeiro quadrimestre de 2025, as ambulâncias do Samu realizaram 12.801 atendimentos apenas em Rio Preto, o que representa uma média de 106 atendimentos por dia. Analisando os dados de regulação de pacientes com base na planilha do Samu, em 2024, a média mensal de pacientes regulados era de 1072, em 2025 esse número subiu até maio os atendimentos chegaram a 1.426 pacientes regulados mês, um aumento de 354 pacientes por mês. E do total de pacientes regulados, aumentou em 37% os pacientes que foram transferidos nas primeiras 24h.

A central de Regulação e as Unidades de Suporte Avançado atendem também outros 20 municípios da região. "Além das melhorias estruturais já realizadas, a Secretaria de Saúde prepara a transferência da sala de regulação do Samu para um espaço mais amplo e com infraestrutura adequada. A nova sala permitirá que os profissionais acompanhem em tempo real todas as ocorrências e localização das ambulâncias, o que resultará em maior eficiência operacional e melhoria no atendimento à população", afirmou a Secretaria de Saúde, por meio de nota solicitada pela reportagem do jornal DHoje Interior.

A pasta acrescentou ainda que está em andamento a formalização do convênio com atividade delegada do Corpo de Bombeiros, visando à integração no monitoramento e despacho das ocorrências.

"Com isso, será possível evitar duplicidade de atendimentos pelos dois órgãos, otimizando os recursos disponíveis e qualificando ainda mais os serviços de emergência prestados à população".


FROTA RENOVADA

Em março, deste ano, o Ministério da Saúde enviou dez novas ambulâncias para Rio Preto. A frota está distribuída estrategicamente nas regiões das UPAs Norte, Jaguaré, Tangará e no Pronto Socorro Santo Antônio desta forma permite que a logística seja reduzida para os atendimentos em diferentes pontos da cidade de forma mais rápida, reduzindo o tempo de reposta com atendimento ágil. 

ATENDIMENTO 192

O serviço é gratuito e pode solicitado pelo número "192", funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo orientações e enviando veículos tripulados por equipes capacitadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências.

Veja mais

DIRETO DA REDAÇÃO
1.
Dois jovens são presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo em Rio Preto (SP)
DIRETO DA REDAÇÃO
2.
Após transplante de medula, jovem de Bady Bassitt (SP) faz apelo por doação de sangue
DIRETO DA REDAÇÃO
3.
Velório de Francisco Cuoco reúne fãs e familiares em São Paulo
DIRETO DA REDAÇÃO
4.
INSS apresenta hoje calendário de pagamento das vítimas de fraude; reembolso terá parcela única até o fim do ano
BUXIXO DA GENTE
5.
MC Guimê e Fernanda descobrem sexo do bebê e revelam nome
© 2025, Rádio Kairós FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 9 de Julho, 1987, Centro, MIRASSOL - SP, 15130-067
(17) 3243-2040producao@kairosfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!