Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Prefeito de Rio Preto apresenta projeto que cria 225 cargos por concurso público
Prefeito de Rio Preto apresenta projeto que cria 225 cargos por concurso público
Projeto dispõe sobre a criação de 225 cargos na estrutura administrativa do Município
Por Eduardo VERISSIMO - DHoje Interior
22 de Agosto de 2025 às 09:03
O prefeito Fábio Candido (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal nesta quinta-feira (21), buscando criar cargos e empregos públicos, destinados ao preenchimento por meio de concurso público. O projeto dispõe sobre a criação de 225 cargos na estrutura administrativa do Município.
Dentre os cargos propostos, 59 deles são para Nível Superior, sendo: 19 para Agente Fiscal de Posturas, seis para enfermeiro, seis de Auditor Fiscal Tributário Municipal, seis para Engenheiro Civil, cinco para profissional de Educação Física, três de fisioterapeuta, dois de Arquiteto, dois de Nutricionista, dois para Engenheiro de Trânsito, um de Biólogo, um para Cirurgião Dentista, um para Engenheiro Agrimensor, um de Engenheiro Ambiental Sanitarista, um para engenheiro de Segurança do Trabalho, um de Engenheiro Eletricista, um de Farmacêutico e um para Médico Veterinário.
O projeto ainda dispõe sobre a criação de 134 cargos de Nível Médio, sendo: 96 cargos para Agente Administrativo, dezesseis para Técnico em Enfermagem, onze para Educador Social, oito para Agente de Trânsito, dois de Técnico Eletricista e um para Técnico em Patologia Clínica.
Todos esses cargos propostos possuem uma carga horária semanal de 40 horas.
Também fica proposta a criação de 32 cargos para médicos, sendo 27 para Plantonista Clínico e cinco para Plantonista Pediatra. Esses cargos possuem uma carga horária semanal mínima de 96 horas e máxima de 120 horas.
Os padrões remuneratórios dos cargos propostos pelo projeto seguem os valores previstos nas Tabelas de Valores de Padrões de Vencimento e Salário vigente para o funcionalismo público municipal e tabelas específicas.
Segundo o prefeito, esse projeto busca fazer a recomposição do quadro funcional do Município que, desde a realização do último concurso público, sofreu significativas reduções no efetivo por conta de aposentadorias, exonerações e outras movimentações administrativas.
“Dessa forma, a criação dos referidos cargos e empregos públicos revela-se imprescindível para garantir a continuidade, a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços municipais. O concurso público que será oportunamente realizado constitui-se em instrumento fundamental para assegurar os princípios da transparência, da isonomia e da meritocracia no provimento das vagas, permitindo a seleção dos candidatos mais capacitados para o fortalecimento da administração pública municipal”, afirma Fábio Candido.