Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Novo comandante aperta o cerco contra criminalidade com megaoperação dia 14
Imagem: Danielle Molnar
Novo comandante aperta o cerco contra criminalidade com megaoperação dia 14
Polícia Militar vai dar início, no próximo dia 14 de novembro, à Operação Defenda Rio Preto
Por Danielle MOLNAR - DHoje Interior
07 de Novembro de 2025 às 09:31
A Polícia Militar vai dar início, no próximo dia 14 de novembro, à Operação Defenda Rio Preto, que promete intensificar o policiamento na cidade e em toda a região durante o período de compras de fim de ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, durante a cerimônia no Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), em Rio Preto, quando o coronel Paulo Henrique Beltrami assumiu oficialmente a corporação.
Segundo Beltrami, a operação terá presença constante das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, nas áreas de maior movimento comercial, com foco na prevenção de crimes e no aumento da sensação de segurança da população.
“A Operação Defenda Rio Preto inicia-se a partir do dia 14. É uma ação que visa o período das compras de fim de ano, com forte presença policial para garantir mais tranquilidade e segurança à população”, explicou o coronel.
O novo comandante destacou ainda que a inteligência e o uso de tecnologia de monitoramento terão papel central nas ações da PM. “Pretendemos aumentar o uso de tecnologia, que será uma presença constante, e fortalecer nossa inteligência policial. São ferramentas fundamentais para direcionar as ações da Polícia Militar e combater com firmeza a criminalidade violenta”, afirmou Beltrami.
O prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Cândido, que por vários anos comandou o CPI-5, destacou que a operação é resultado de um trabalho conjunto com o novo comando e faz parte de uma série de ações integradas de segurança pública que serão implantadas.
“A ‘Defenda Rio Preto’ é o início de um conjunto de operações que vão reforçar a segurança da cidade. Teremos mais policiais na atividade delegada e um foco importante nas áreas comerciais, principalmente com a chegada do Natal. É um ganho real para a população”, disse o prefeito.
Cândido também ressaltou que a cidade contará com mais de 3 mil câmeras de o avanço de projetos de tecnologia, como o vídeo monitoramento inteligente e o reconhecimento facial, dentro do programa Smart Rio Preto.
Beltrami assume oficialmente o comando do CPI-5
Durante a solenidade, o coronel Paulo Henrique Beltrami assumiu oficialmente o comando do CPI-5, que abrange 96 municípios da região de Rio Preto. Ele substitui o coronel Nilson de Oliveira, que agora assume o comando da PM em Presidente Prudente.
Nascido em Rio Preto, morador de Mirassol, Beltrami tem 53 anos e ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 12 de março de 1992, iniciando sua carreira como soldado. Em 1994 ingressou na Academia do Barro Branco onde cursou o Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública dando início a sua carreira como oficial da PM.
Com uma trajetória marcada por importantes cargos, o novo comandante atuou na Força Tática, foi um dos fundadores do CAEP (Companhia de Ações Especiais da Polícia), em 2014, que, em 2019 se tornaria o BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) se tornando então o primeiro comandante do 9º BAEP, cargo que exerceu até fevereiro de 2025, quando foi promovido a coronel.
“É um sentimento de gratidão e honra. A Polícia Militar reconheceu todo o trabalho que fiz ao longo da carreira e hoje me concede essa oportunidade de comandar o CPI-5. Vou retribuir lutando com todas as forças pela defesa da sociedade”, declarou o coronel.
O coronel Nilson de Oliveira, que deixa o comando, elogiou o sucessor. “O coronel Beltrami é um profissional extremamente competente e comprometido com a população da região. Tenho certeza de que o CPI-5 está em ótimas mãos”, afirmou Nilson que terminou dizendo que espera ter feito um bom trabalho enquanto comandante do CPI-5.