Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Rio Preto solicita mais leitos ao Estado para enfrentar doenças respiratórias no inverno
Rio Preto solicita mais leitos ao Estado para enfrentar doenças respiratórias no inverno
20/05/2025
Por .
20 de Maio de 2025 às 09:18
Com a chegada do inverno e o consequente aumento dos casos de doenças respiratórias agudas, a Secretaria de Saúde de Rio Preto já se mobiliza para evitar colapsos no sistema hospitalar. Em entrevista, o secretário Rubem Bottas informou que o município solicitou oficialmente ao Governo do Estado o reforço na oferta de leitos de internação, especialmente nos hospitais HB (Hospital de Base) e HCM (Hospital da Criança e Maternidade).
A preocupação com o atendimento à população neste período é justificada pela carência histórica de leitos hospitalares em Rio Preto, incluindo a área pediátrica. “A ideia é que o governo estadual consiga ofertar mais leitos para que aquele paciente que chega até a UPA e necessite de hospitalização seja encaminhado rapidamente e tenha todo o suporte necessário e tratamento adequado”, afirmou Bottas.
A medida faz parte do planejamento emergencial da Secretaria de Saúde para o inverno, período tradicionalmente marcado pelo aumento na procura por atendimentos relacionados a gripes, pneumonias e outras infecções respiratórias. A administração também vem adotando medidas de vigilância e conscientização da população para mitigar os impactos da estação.
Vitória contra a dengue
Ao mesmo tempo em que se prepara para os desafios do frio, a cidade celebra uma conquista significativa no combate à dengue. Após enfrentar a pior epidemia da doença em sua história, com o maior número de casos absolutos no país, Rio Preto conseguiu reduzir em cerca de 97% os registros da doença em comparação com o pico observado em janeiro.
Secretário de saúde Rubem Bottas
“Não foi qualquer dengue. Foi a pior epidemia da história. Mas, com cinco meses de governo, conseguimos baixar drasticamente os números”, ressaltou Bottas. Ele aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde e à equipe da Secretaria pelo trabalho intenso realizado desde o início da atual gestão, que assumiu o município em meio à crise.
Segundo o secretário, o controle da dengue só foi possível graças à união entre diferentes setores da administração pública e ao investimento em tecnologia e educação. “A dengue não é um problema só da saúde, é um problema da sociedade. É preciso conscientização: não deixar água parada, evitar acúmulo de lixo, cuidar do quintal”, reforçou.
O foco agora é evitar que o cenário se repita no próximo ano. “Com planejamento, dados e mobilização, temos certeza de que Rio Preto não vai passar pelo que passou novamente”, concluiu.