Promoções
Notícias
Notícias
BUXIXO DA GENTEDIRETO DA REDAÇÃOESPORTE KAIROS
ProgramaçãoAnuncie
04:10
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
Notícias
Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Fé e Tradição: Terços juninos mantém viva a tradição na zona rural de Potirendaba (SP)

Fé e Tradição: Terços juninos mantém viva a tradição na zona rural de Potirendaba (SP)

Terços Juninos

Por Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior
09 de Junho de 2025 às 09:30

Com fé, bandeirinhas e o coração cheio de gratidão, a tradição dos terços juninos tem ganhado nova vida na zona rural do noroeste paulista. Católicos da região estão resgatando esse costume antigo que une oração, cultura popular e homenagens aos três santos mais celebrados de junho: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

No último sábado, 07 de junho de 2025, uma grande celebração reuniu mais de 100 pessoas na propriedade da família Ferrari, no bairro rural Marco Sena, em Potirendaba (SP). O terço foi rezado em homenagem a Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro e padroeiro dos pobres, dos viajantes e dos que buscam causas impossíveis.

A anfitriã Dayani Nayara Gonçalves Ferrari explica que a celebração tem um motivo especial: um agradecimento ao santo pela vida do filho Arthur, hoje com 5 anos.

"Eu sempre tive o desejo de ser mãe, e pedi com muita fé a Santo Antônio. Quando engravidei, prometi que se meu filho nascesse com saúde, todos os anos faríamos o terço em sua homenagem", conta emocionada.

O marido, Luiz Fernando Ferrari, reforça o compromisso da família com a tradição.

"Já são alguns anos que fazemos essa celebração, e cada vez mais pessoas participam. A gente faz com muito amor e devoção. É uma festa de fé, mas também de união entre as famílias e amigos”.

Três dias antes da celebração, os preparativos começam com a ajuda de amigos e vizinhos. A varanda e a garagem da casa são transformadas com decoração típica junina, repleta de bandeirinhas coloridas, flores e enfeites temáticos. Um altar especial é montado para a oração do terço, que é conduzido pelo irmão de Luiz Fernando, com a participação dos fiéis.

Ao final do terço, uma das partes mais simbólicas acontece: o levantamento do mastro com a bandeira de Santo Antônio, seguido por uma queima de fogos que ilumina o céu da zona rural. Os participantes acendem velas e fazem seus pedidos ao santo.

A noite termina com um banquete de quitutes juninos, todos oferecidos gratuitamente. Bolos, roscas doces, caldos, canjica, pipoca, leite com chocolate e uma variedade de doces caseiros são servidos em clima de confraternização.

Conheça os santos juninos:

Santo Antônio (13 de junho): conhecido como o "santo casamenteiro", é invocado também por pessoas que buscam objetos perdidos ou que estão em busca de um milagre. Sua imagem costuma abrir as festividades juninas.

São João (24 de junho): é o símbolo da alegria do mês de junho. João Batista é considerado o precursor de Jesus Cristo. Suas festas são as mais populares e tradicionais, celebradas com fogueiras, quadrilhas e muita música.

São Pedro (29 de junho): considerado o primeiro papa da Igreja Católica, é o padroeiro dos pescadores e das viúvas. Também encerra o ciclo das festas juninas, com celebrações em igrejas e comunidades.

"É uma festa que fortalece a fé e nos aproxima das nossas raízes. Ver tantas pessoas rezando juntas, em comunhão, é emocionante. Os santos juninos são muito importantes para a nossa devoção", finaliza Dayani.

Em cada vela acesa, em cada pedido feito ao pé do mastro, permanece viva a certeza de que a fé move montanhas e aquece os corações de quem acredita.

(Banquete junino com quitutes típicos é servido aos participantes após o terço)


Veja mais

DIRETO DA REDAÇÃO
1.
Explosão em fábrica de móveis deixa um morto e três feridos em Mirassol
BUXIXO DA GENTE
2.
Deborah Secco rebate críticas ao filme ‘Bruna Surfistinha 2’
BUXIXO DA GENTE
3.
João Gomes e Ivete Sangalo transformam história em música
BUXIXO DA GENTE
4.
Rayane diz que entrou na Justiça contra Saory
DIRETO DA REDAÇÃO
5.
Filhote órfão de onça-parda é resgatado e levado ao Zoobotânico de Rio Preto (SP)
© 2025, Rádio Kairós FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 9 de Julho, 1987, Centro, MIRASSOL - SP, 15130-067
(17) 3243-2040producao@kairosfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!
AO VIVO
Rádio Kairós FM - A Rádio da Gente!