Notícias→DIRETO DA REDAÇÃO→Carretas de Mamografia e de Empreendedorismo estão atendendo no centro de Rio Preto
Carretas de Mamografia e de Empreendedorismo estão atendendo no centro de Rio Preto
13/05/2025
Por .
13 de Maio de 2025 às 09:22
As carretas de mamografia e de empreendedorismo do programa São Paulo Por Todas foram instaladas na Praça Dom José Marcondes, na região central de Rio Preto, na manhã desta segunda-feira (12). O programa é uma iniciativa do governo do Estado que busca aumentar a visibilidade das políticas públicas do estado voltadas para as mulheres, como as redes de acolhimento, proteção e autonomia financeira e profissional.
Foi realizada uma cerimônia de inauguração das carretas na cidade, que contou com a presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, além do prefeito Fábio Candido (PL), a secretária municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri, e demais autoridades, com destaque para o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para custeio dessas carretas.
As pessoas presentes no evento também tiveram acesso a dois cadernos informativos, um deles trazia informações sobre as políticas e serviços públicos do Estado para as mulheres, já o segundo caderno trazia perguntas e respostas sobre o protocolo “Não se Cale”, que estabelece ações para ajudar as mulheres vítimas de violência em ambientes como bares, restaurantes, casas noturnas e similares.
Iniciativa Em entrevista, o prefeito Fábio Candido falou sobre importância desses dois aparelhos públicos. “Nós sabemos que esse exame preventivo evita o sofrimento da mulher, faz com que sejam detectados os problemas ligados ao câncer de mama de uma forma ainda bastante precoce, cujo tratamento pode preservar a saúde e a vida da mulher. E por outro lado, a carreta do empreendedorismo, que faz com que se dê uma dignidade laboral de empregos para a mulher”, ressalta Fábio Candido.
“Nessa carreta a mulher pode se qualificar ter o contato com o mundo empresarial, podendo partir para um princípio de renda qualificada e a gente sabe que a mulher que tem renda, ela até consegue uma liberdade maior, inclusive nos relacionamentos. Então, isso é visto aqui pelo poder público municipal como um ganha-ganha. Ganha o Estado, ganha o município, ganha o deputado. Mas quem mais ganha com tudo isso são as mulheres rio-pretense”, complementa o prefeito.
Valéria Bolsonaro destaca que Rio Preto já é a décima cidade que está sendo atendida por esse projeto. “Esse trabalho nós estamos fazendo desde setembro de 2024, de atendimento em loco, indo ali, atendendo não só o município sede que está com as carretas, mas também em volta. E esse feedback tem sido muito positivo, nossas mulheres estão realmente sendo bem atendidas e a gente fica muito feliz de poder fazer esse trabalho diretamente com toda a mulherada do estado de São Paulo”, afirma a secretária estadual.
Mamografia A Carreta de mamografia vai realizar atendimento até o dia 24 de maio, das 8h às 17h. Já nos sábados, dias 17 e 24, o atendimento vai ser feito das 8h às 12h. O atendimento é feito por ordem de chegada, por meio de senha, e as mulheres devem trazer documento de identidade com foto e cartão SUS (Sistema Único de Saúde). As mulheres de 35 a 49 anos e aquelas com mais de 70 anos precisam portar pedido médico do SUS. Já para as mulheres entre 50 e 69 anos, não é necessário o encaminhamento.
Vão ser disponibilizados 50 exames por dia na semana e mais 25 aos sábados, totalizando 550 mamografias.
Empreendedorismo Já a Carreta do Empreendedorismo vai oferecer cursos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Essas capitações são gratuitas, mas é necessário se inscrever previamente. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário disponibilizados no site da Prefeitura, onde também é possível conferir os temas, datas e horários dos cursos oferecidos.
DDM A Defensoria Pública e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) também estarão fazendo atendimento ao público, buscando garantir suporte jurídico e proteção às mulheres. A Carreta do Empreendedorismo conta com duas salas para atendimento individual da Defensoria Pública. Além disso, está prevista a realização de uma palestra sobre o combate à violência. Para fazer um atendimento com Defensoria Pública e participar da palestra é necessário fazer uma inscrição prévia, com formulário disponibilizado no site da Prefeitura.
Eduardo VERISSIMO -DHoje Interior Com informações da Prefeitura de Rio Preto